Ex-técnico e jogador do Peixe sofreu um infarto fulminante no início da noite desta terça-feira, 22

Ex-técnico e jogador do Peixe sofreu um infarto fulminante no início da noite desta terça-feira, 22

Francisco Ferreira de Aguiar, mais conhecido como Chico Formiga, técnico da primeira geração dos "Meninos da Vila?, que conquistou o Paulistão de 1978, morreu no início da noite desta terça-feira, 22, em sua casa, na cidade de São Vicente-SP, vítima de infarto fulminante. Chico tinha 81 anos e sofria de depressão desde a sua saída do Santos.

Trajetória no futebol - por Rogério Micheletti

Chico Formiga nasceu em Araxá (MG), no dia 11 de novembro de 1930. Começou a carreira de jogador no Cruzeiro Esporte Clube e se transferiu para o Santos 1950. Defendeu o alvinegro da Vila Belmiro até 1956, mesmo ano em que Pelé chegou ao clube. Na primeira passagem pelo Peixe, Formiga foi duas vezes campeão paulista: 1955 e 1956.

Após três anos no Palmeiras, de 1957 a 1959, onde fez 72 jogos (35 vitórias, 14 empates, 23 derrotas) e não marcou nenhum gol (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti), Formiga retornou ao Santos para ajudar o fortíssimo time da Vila a vencer os estaduais de 1960, 1961 e 1962, a Libertadores de 62.

Como técnico, Formiga começou a se destacar no comando do Santos campeão paulista de 1978. O time chamado "Meninos da Vila" tinha como principais jogadores os meias Aílton Lira e Pita e os atacantes Nílton Batata, Juary e João Paulo.

Formiga também dirigiu com sucesso o São Paulo (em 1981 e 82, obtendo 41 vitórias, 10 empates e 19 derrotas e conquistando o título paulista de 81 / fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa), o Cruzeiro e o Corinthians (vice-campeão paulista de 1987). Ele passou também por equipes de menor expressão, uma das últimas foi o Palestra de São Bernardo, onde dirigiu o atacante Paulo Leme (ex-Santos e Náutico).

Curiosidade

Formiga desligava sua TV ou mudava de canal toda vez que Arnaldo César Coelho falava ou aparecia. Era a "punição" que ele impunha ao ex-árbitro que, na decisão do campeonato brasileiro de 1983, no Maracanã, quando estava 1 a 0 para o Flamengo contra o Santos, jogando pelo empate e podendo perder por um gol de diferença, não deu um pênalti de Marinho em Pita, ainda no primeiro tempo. "Fomos roubados", sempre xingava Chico Formiga.

O corpo do ex-treinador e ex-jogador do Peixe será enterrado no Cemitério Memorial, na cidade de Santos.

Clique aqui e confira a história de Chico Formiga na seção "Que Fim Levou??

Últimas do seu time