Marinho Peres, ex-zagueiro, capitão da seleção brasileira na Copa de 1974, com passagens pela Portuguesa, Santos, Inter, Palmeiras e Barcelona, entre outros, completa 70 anos neste domingo, 19 de março de 2017.
Natural de Sorocaba, interior de São Paulo, Marinho começou sua carreira em sua cidade natal, pelo São Bento, e depois chegou à capital paulista para defender a Portuguesa, onde esteve entre 1967 e 1971.
O primeiro título foi pelo Santos, o Campeonato Paulista de 1973, aquele polêmico, que acabou dividido entre o time da Vila e a Portuguesa.
Jogou pelo Barcelona, cujo técnico era o lendário Rinus Michels, por uma temporada, e voltou ao Brasil pela fortíssima equipe do Internacional, em 1976, ano em que o time gaúcho conquistou o bicampeonato brasileiro consecutivo.
Aliás, sua vinda ao Inter foi uma novela. Não pelo clube do Beira-Rio, mas por conta de sua situação na Espanha. Como precisou se naturalizar espanhol, uma vez que o Barcelona já contava com dois estrangeiros (Cruijff e Neeskens), Marinho foi convocado pela Marinha espanhola para servir por três anos, ao que o clube catalão fez de tudo para livrá-lo, mas chegou um momento em que não conseguiu mais e ajudou o zagueiro a voltar ao Brasil.
Ainda jogou por Galícia (Bahia), Palmeiras e encerrou sua carreira nos gramados pelo América-RJ.
TREINADOR
Iniciou sua carreira como treinador pelo América-RJ, mesmo clube em que havia encerrado sua jornada como jogador, em 1981.
Embora tenha comandado várias equipes brasileiras, entre elas o Santos, Juventude e Botafogo-RJ, foi no futebol português onde trabalhou mais, à frente de Vitória de Guimarães, Belenenses e Sporting, entre outros.
A última equipe que comandou foi o Belenenses, em 2011.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MARINHO PERES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
Relembre o último Gre-Nal disputado por Danrlei, que completa 52 anos
18/04/2025Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
18/04/2025Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo
17/04/2025Neymar é vítima de sua negligência. Por Wladimir Miranda
17/04/2025'Cobranças de laterais no futebol deveriam ser feitas com os pés', sugere o Professor Paulo Strecht
17/04/2025