Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo
O lateral direito Marcos Rocha explicou hoje, em entrevista no CT do Palmeiras, como treinos com lançadores de dardo o ajudaram a aprimorar a técnica de arremessar a bola direto na área a partir de cobranças de lateral. A jogada é executada pelo jogador desde os tempos de Atlético-MG e é também uma peça importante no arsenal ofensivo do time de Felipão.
"Eu fiz um estudo em Minas Gerais em relação a essa cobrança de lateral. Eu concentrava a maior parte da minha força na estrutura lombar, pelo movimento que eu fazia. Fui a um CT de lançadores de dardo, tive oportunidade de lançar o dardo a 29 metros de distância. Minha concentração de força fica na parte lombar e isso facilita para eu jogar a bola a uma distância maior", disse.
O jogador disse ainda que já conseguiu arremessar a bola a uma distância de 35 metros quando estava no Atlético, mas que não tem números atualizados. Recentemente, no Palmeiras, ele ganhou concorrência na tarefa de bater os laterais longos: o meia Moisés e o atacante Dudu também mostraram ter essa habilidade e têm sido usados por Felipão na função.
"Teve uma partida em que eu fiquei de fora por causa do rodízio, aí no treinamento o Dudu pegou e bateu uma bola rápida, longa. O Felipão falou: `não sabia que você tinha essa qualidade também´. Então do meu lado, principalmente quando não estou jogando, ele (Dudu) bate os laterais. E do lado esquerdo, quando o Moisés não está, ele atravessa o campo para bater", contou Marcos Rocha.
"Tem agora a concorrência do Moisés e do Dudu, mas é importante. Às vezes a bola sai rápido, e tendo a possibilidade de bater o lateral rápido, nas costas do zagueiro, é importante ter jogadores perto da bola que consigam fazer esse lançamento. Então a gente está tentando aproveitar todas as jogadas, todos os dons que os jogadores do Palmeiras têm, para surpreender nossos adversários", completou.
O Palmeiras volta a campo apenas no sábado (8), diante do Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão lidera a competição com 16 pontos, já sem contar os três pontos que foram provisoriamente suspensos pela CBF até o julgamento do jogo contra o Botafogo, que pede impugnação da partida por uso indevido do VAR.
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Marcos Rocha lembra ajuda de lançadores de dardo para bater lateral na área
06/06/2019Palmeiras confia em "fico" de Marcos Rocha, que se desgasta com Atlético-MG
12/12/2018Atlético-MG prefere troca com Palmeiras por Marcos Rocha, mas nomes travam
07/12/2018Palmeiras quer troca de atletas por Marcos Rocha; Atlético-MG espera lista
03/12/2018Felipão quer manter M. Rocha no Palmeiras; Atlético-MG se anima por grana
10/11/2018