Volante assinou novo vínculo com o Manchester City. Foto: Divulgação

Volante assinou novo vínculo com o Manchester City. Foto: Divulgação

Marcado negativamente na seleção brasileira pelas derrotas de 2014 e 2018, o volante Fernandinho seguirá sua história no Manchester City. Ídolo na Inglaterra, o meio-campista de 36 anos acertou sua renovação de contrato com o clube inglês e permanecerá no Etihad Stadium por mais um ano.

Multicampeão com a camisa do City, Fernandinho é o atual capitão da equipe comandada por Pep Guardiola. No clube de Manchester desde 2013, quando deixou o Shakthar Donestsk, já é o maior brasileiro da história do Campeonato Inglês.

Principal liga do planeta hoje, a Premier League historicamente não é um reduto de brasileiros. Ao longo dos anos, foram poucos os atletas tupiniquins de atuaram na Terra da Rainha se comparar com campeonatos de outros países, especialmente Itália e Espanha. O primeiro brasileiro a se destacar na Inglaterra foi Mirandinha, que defendeu o Newcastle no final dos anos 80.

Juninho Paulista foi outro que teve boa trajetória no Campeonato inglês. Revelado pelo São Paulo, o ex-meio-campista é ídolo do Middlesbrough no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Companheiro de Juninho na histórica conquista da Copa do Mundo de 2002, Gilberto Silva foi mais um brasileiro que brilhou na Inglaterra: o ex-volante fez longa carreira e foi campeão com o Arsenal e é certamente um dos grandes nomes brasileiros que atuaram no país.

Outros grandes nomes da história do futebol brasileiro passaram pela Inglaterra, com ou sem brilho. Fernandinho certamente está acima de todos. Até pouco tempo, o volante brigava com Gilberto Silva por esse posto.

Com a camisa do City, Fernandinho tem 350 jogos, 24 gols, 31 assistências e 12 títulos. Figura importante na fase mais vitoriosa da história do clube, o meio-campista conquistou quatro taças do Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e seis Copas da Liga inglesa.

Ídolo do Manchester City, o volante tem na Inglaterra o devido reconhecimento que não tem no Brasil. Por conta de dois jogos específicos (em que ele em si nem foi o problema), Fernandinho ficou marcado no Brasil. A verdade é que a carreira do jogador, especialmente no City, fala por si só. E não por acaso, Fernandinho hoje é o maior brasileiro da história da Premier League.

Últimas do seu time