Com mando a seu favor, Palmeiras não vence Corinthians no Pacaembu há mais de duas décadas

Com mando a seu favor, Palmeiras não vence Corinthians no Pacaembu há mais de duas décadas

Neste próximo domingo, Palmeiras e Corinthians se enfrentam pelo Campeonato Paulista em uma partida fundamental para direcionar o foco alviverde na última rodada da competição. Se uma vitória pode recolocar o time na briga por uma vaga na segunda fase, uma derrota ligará o alerta para o tão temido fantasma do rebaixamento.

Com a interdição de seu moderno estádio para a realização do show da banda inglesa Coldplay, o Alviverde volta a mandar um jogo no seu, no meu, no nosso: Pacaembu. O retrospecto palestrino como mandante no estádio, que até pouco tempo era conhecido como a casa do rival, por sinal, é ótimo. Em 64 partidas, foram 31 vitórias do Palmeiras, contra 19 empates e 14 vitórias corintianas. No entanto, nem tudo são flores para o Verdão.

A última das 31 vitórias alviverdes como mandante nos Dérbis, no Pacaembu, aconteceu no longínquo ano de 1995. No dia 21 de maio daquele ano, o Verdão entrava em campo como franco favorito para enfrentar um Corinthians que amargava um incômodo jejum de quase um mês (sete jogos) sem vencer no campeonato estadual.

Os 18.363 pagantes viram o time misto do Palmeiras, com um jogador a mais por boa parte do jogo, vencer o Corinthians por 3 a 1 e agravar a crise do rival. A animosidade nas arquibancadas era tanta que a Fiel pedia a cabeça de ninguém menos que o então maior ídolo daquela equipe, Ronaldo Giovanelli. Confira abaixo o desabafo do goleiro.

Ironicamente, o Corinthians conquistaria o título deste Campeonato Paulista vencendo o Palmeiras na decisão e com Ronaldo à frente de sua meta.

Desde então, nos 21 anos seguintes, cinco Dérbis com mando palmeirense foram disputados no Pacaembu, com três empates e duas vitórias alvinegras. Uma delas, em 2011, marcou a sobrevida do técnico Tite logo após a emblemática eliminação alvinegra para o Tolima, na pré-Libertadores.

Ainda que não seja expressivo, o retrospecto corintiano como visitante no Pacaembu é positivo. Em 267 partidas foram 102 vitórias, 66 empates e 99 derrotas, com 466 gols marcados e 432 gols sofridos.

Foto: Reprodução/Youtube

Fonte: Almanaque do Timão/Celso Unzelte

Últimas do seu time