Treinador do Timão foi quem deu a primeira oportunidade a Neymar em 2009. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Treinador do Timão foi quem deu a primeira oportunidade a Neymar em 2009. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Com pouco dinheiro para contratar e precisando se virar com o que tem “em casa”, Vagner Mancini se vê obrigado a lançar muitos meninos da base no Corinthians nesse início de temporada 2021. Promover revelações ao time profissional, aliás, é algo que Mancini tem longa bagagem.

Nas duas primeiras rodadas do Paulistão 2021, Mancini promoveu a estreia de alguns meninos corintianos. Logo na estreia do Timão, o treinador escalou os jovens atacantes Rodrigo Varanda e Cauê. Diante do Palmeiras na última quarta-feira (3), por conta dos muitos desfalques provocados pelo surto de coronavírus no elenco, o treinador voltou a escalar Rodrigo Varanda, que marcou um dos gols do Timão, e promoveu ainda a estreia do goleiro Matheus Dornelli e do meia Antony.

Em seu histórico lançando garotos, Mancini tem uma estreia de peso. Foi sob o comando do treinador, hoje no Corinthians, que ninguém mais ninguém menos que o atacante Neymar fez sua estreia no time profissional do Santos.

Treinador do Peixe em 2009, Mancini assumiu a equipe após demissão de Márcio Fernandes. No dia 7 de março daquele ano, na disputa do Paulistão, o treinador resolveu apostar no menino da Vila e deu a primeira oportunidade ao garoto, então com 17 anos, que entrou no decorrer da vitória santista sobre o Oeste por 2 a 0, no estádio do Pacaembu. Foi também sob o comando de Mancini que Neymar fez seu primeiro jogo como titular e marcou o primeiro gol na sua carreira: novamente no Pacaembu, o treinador escalou o atacante desde o início diante do Mogi Mirim, no dia 15 de março, também no Pacaembu, e marcou pela primeira vez em sua vida profissional. Naquele ano, o Santos de Mancini e Neymar foi vice-campeão do paulistão, perdendo na decisão justamente para o Corinthians, na época de Mano Menezes e Ronaldo.

Últimas do seu time