Clique aqui e veja as informações sobre o livro

Clique aqui e veja as informações sobre o livro

De: paula ribeiro [mailto:paula8ribeiro@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 21 de maio de 2014 11:32
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Jornalista lança biografia de ex-jogador do Guarani
O jornalista João Nunes está lançando o livro Renato – O Futebol de Discreto Charme (Editora Pontes, 160 págs.), biografia do ex-jogador do Guarani, Carlos Renato Frederico, ou simplesmente Renato. Natural de Morungaba, cidade da região Metropolitana de Campinas e que foi incorporada ao nome dele, Renato foi campeão brasileiro pelo Guarani em 1978. Depois ganhou títulos no São Paulo, no Atlético Mineiro e no Nissan (Japão), além de ter participado da célebre Seleção Brasileira de 1982, que encantou o mundo na Copa da Espanha.
Um dos méritos de que mais se orgulha, foi a incrível marca de, aos 31 anos, ter feito três gols em três minutos contra o Minas na vitória do Atlético Mineiro por 7 a 1, no dia 14 de maio de 1988, pelo Campeonato Mineiro. Formalmente, o recorde nunca constou do Guinness Book. O jornalista, escritor e pesquisador de futebol Celso Unzelte, que atua, entre outros veículos, no canal ESPN Brasil, não sabe dizer se mundialmente o recorde foi quebrado, mas garante que, em relação ao Brasil, “ele permanece em pé”.
“Num tempo em que marketing pessoal virou regra e obsessão de todo mundo (inclusive para os boleiros), Carlos Renato Frederico parece pertencer a outro planeta, pois jamais se valeu de tal veleidade. Interessava-lhe jogar bola. E quem gosta de futebol e o viu em campo sabe reconhecer nele o charme especial das passadas elegantes, largas e velozes, da cabeça erguida e dos dribles com toques de rara beleza, habilidades postas a serviço para atingir o objetivo máximo do futebol que é o gol. Habilidades que foram exercitadas exaustivamente desde muito cedo nos campos da pequena Morungaba”, escreve o autor a respeito da discrição do jogador e que inspirou o título da biografia.
Segundo o editor Reinaldo Pontes, na apresentação do livro, “o texto fluente e agradável de João Nunes baseado no testemunho pessoal de Renato e em competente pesquisa faz jus ao atleta pela riqueza de informes, variedades de fontes e diversidade iconográfica”. O lançamento celebra os 40 anos da Livraria Pontes – o título é o de número 510 do catálogo da editora.
Sobre o autor
João Nunes é formado em teologia e jornalismo. Atuou em diversos jornais em
Campinas, São Paulo e Brasília, na área de cultura e esporte. É autor de Partido ao Meio
(novela) e As Mãos de Pelé (contos de futebol), pela Pontes Editores, e 25 Anos + Um –
A História de Trair e Coçar (editora Giostri). Atualmente escreve reportagens e críticas
de cinema para o Correio Popular de Campinas e faz roteiros para filmes.
A FRASE
“Tenho deficiência, o que é normal, mas também virtudes. E estou me aperfeiçoando para deixar claro que não tenho futebol enganoso e passageiro, mas confiável e útil, e não quero ser analisado por um jogo ou parte dele, pois não é justo”.
Carlos Renato Frederico
SERVIÇO
O quê:
Lançamento do livro Renato – O Futebol de Discreto Charme, de João Nunes
Onde:
No Giovanetti/Cambuí (Rua Padre Vieira, 1277, fone 3232.6747)
Quando:
Dia 27/5, às 19h
Quanto:
Entrada franca. Valor do livro: R$ 39,90
Assessoria de Imprensa
Paula Ribeiro
paula8ribeiro@gmail.com
Contatos na Editora Pontes
margaret@ponteseditores.com.br
Contatos do autor
joao.nunes.2030@gmail.com

Últimas do seu time