Na terceira partida da decisão do título de 1977, Basílio marcou o gol histórico

Na terceira partida da decisão do título de 1977, Basílio marcou o gol histórico

Em 114 anos de história foram inúmeras as conquistas corintianas. 27 títulos estaduais, cinco Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Libertadores da América e dois mundiais da Fifa.

E, apesar das conquistas marcantes da Libertadores e nos mundiais, o título paulista de 1977, conquistado há exatos 37 anos, tem um sabor especial para a nação corintiana, que não conquistava um campeonato desde 1954, no IV Centenário de São Paulo.

Foram disputadas trê partidas, todas no Morumbi. Na primeira, vitória corintiana por 1 a 0, no famoso gol de cara de Palhinha, No segundo confronto, que marcou o maior público do Cícero Pompeu de Toledo (138.032 pagantes), o título parecia próximo quando Vaguinho abriu o placar no final do primeiro tempo, mas a Ponte virou na segunda etapa, com gols de Dicá e Rui Rei.

Na decisão, aos 36 minutos do segundo tempo, após um intenso bate e rebate na grande área do time campineiro, Basílio decretou o fim do martírio corintiano, arrematando de primeira, após rebote do zagueiro Oscar.

Reveja e se emocione com os melhores momentos da conquista corintiana em 13 de outubro de 1977. Imagens da TV Cultura de São Paulo, com narração do saudoso Luiz Noriega.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE BASÍLIO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Autógrafo de Basílio. Arquivo pessoal/Marcos Júnior

Últimas do seu time