O zagueiro uruguaio Hugo de León ergue a taça da histórica conquista. Foto: Reprodução

O zagueiro uruguaio Hugo de León ergue a taça da histórica conquista. Foto: Reprodução

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa exatos 121 anos de existência neste domingo (15).

E, para homenagear o Tricolor Gaúcho, recorremos a um vídeo do canal Rptimao TV, do YouTube, que traz com a narração do saudoso Armindo Ranzolin (1937-2022) a conquista do Mundial de Clubes de 1983, quando o Grêmio derrotou o Hamburgo (Alemanha) por 2 a 1, em 11 de dezembro de 1983, jogo disputado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.

Não foi uma partida fácil, longe disso, embora o time então comandado pelo saudoso Valdir Espinosa (1947-2020) tenha sido superior durante os 90 minutos e também na prorrogação.

Campeão da Libertadores daquele 1983, superando o Peñarol (Uruguai), o Grêmio abriu o placar com Renato Gaúcho, atual treinador do Tricolor Gaúcho, aos 33 minutos de bola rolando, após dois dribles secos no lateral adversário e chutar entre a trave esquerda e o goleiro Stein.

O título se encaminhava para o Grêmio, mas a festa tricolor precisou ser um pouco adiada, pois aos 41 minutos do segundo tempo, Schroeder deixou tudo igual, o que levou a decisão para a prorrogação.

Mas logo aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação a torcida gremista pôde ficar mais tranquila, após Caio (1955-2019) cruzar da esquerda e Tarciso (1951-2018) resvalar de cabeça, para a sobra de Renato Gaúcho, que fintou o zagueiro adversário e completou sem chance de defesa para Stein.

ABAIXO, VÍDEO DE GRÊMIO 2 X 1 HAMBURGO, FINAL DA COPA INTERCONTINENTAL, EM 11 DE DEZEMBRO DE 1983. NARRÇÃO DE ARMINDO RANZOLIN

  

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

COPA INTERCONTINENTAL

Data: 11/12/1983

Local: Estádio Nacional de Tóquio (JAP)

Árbitro: Michel Vautrot (FRA)

Auxiliares: Toshikazu Sano e Jnichi Nishi (JAP)
Publico: 67 mil pagantes

Gols: Renato Gaúcho aos 33 minujtos do primeiro tempo; Schroder aos 41minutos do segundo tempo e novamente Renato Gaúcho, aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, Hugo de León e Paulo César Magalhães; China, OsWaldo (Bonamigo) e Paulo César Lima (Caio); Renato Gaúcho, Tarciso e Mário Sérgio. Técnico: Valdir Espinosa.

HAMBURGO: Stein; Hieronyus, Wehmeyer; Schroder e Jakobs; Hartwig, Grom e Magat; Wuttke, Hansen e Rolff. Técnico: Ernst Happel.

Últimas do seu time