"Fiquei maluco quando vi a surpresa! "

"Fiquei maluco quando vi a surpresa! "

O futebol e o esporte são temas recorrentes na obra do muralista. Em 2013, ele pintou “A Arte do Gol”, retratando o antológico gol de Falcão na Copa do Mundo de 82. Em agosto, fará em São Paulo o mural “Cruyff”. Em 2010, fez na Praça do Patriarca, em São Paulo, a obra “Futebol e África”, em 3D; e no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, um estádio de futebol, também em 3D. Em novembro de 2015, Kobra inaugurou na rua da Consolação, em São Paulo, o impressionante mural “A Lenda do Brasil”, de 41 metros por 17,5 metros. Ayrton Senna, retratado na obra, é uma das grandes referências da vida de Kobra, que já fez cerca de obras sobre o notável piloto brasileiro, falecido em 1994.

O conhecido artista brasileiro Eduardo Kobra fez um mural mesclando Neymar Jr com o super-herói Batman. A obra, que está na parede da casa de férias do jogador, na Baixada Santista, foi encomendada de surpresa pela mãe de Neymar, Nadine Duarte. “Ela sugeriu que o tema fosse o Batman, o herói preferido do filho”, conta Kobra, que acrescenta: “após o convite, pude conhecer melhor a vida e a história de Neymar. E o que mais me impactou foi conhecer o Instituto Neymar, que apoia a tantas crianças. No mundo de hoje, com tantos problemas sociais, cada um que faz a sua parte ajudando outras pessoas, é também um super-herói. Daí veio a minha ideia de mesclar os dois personagens, buscando inspirar a atitude nas pessoas, em especial os milhões de seguidores do jogador.” Hoje, dia 22 de agosto, Kobra entrega em Tóquio, capital do Japão, o impressionante mural “Rio” (de 54,4m por 10,6m), na região de Minamikebukuro-Toshima, com uma releitura de conhecidos ícones da cidade.

Kobra convidou Neymar para visitar um mural que iniciará em julho no Rio de Janeiro. Além de pintar um dos pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos deste ano, ele fará um mural de cerca de 3.000m², próximo ao Museu do Amanhã, que será finalizado durante o período da competição.

"Fiquei maluco quando vi a surpresa! Sempre curti os trabalhos do Kobra e fiquei mais feliz ainda quando vi que ele deixou meu super-herói preferido marcado na parede de casa. Essa surpresa só podia ser coisa da minha mãe mesmo. Obrigado mãe e obrigado Kobra pela surpresa!", declarou Neymar.

Kobra viajou para Tóquio poucos dias após o nascimento de seu primeiro filho, Pedro. O menino nasceu no dia 29 de maio, em São Paulo, e no dia 4 de junho o muralista embarcou para o Japão. “Morto de saudades”, hoje mesmo Kobra embarca para São Paulo, para ficar com o filho e a esposa Andressa. “Não quero nem sair de casa”, conta Kobra, que viaja para o Rio de Janeiro no dia 30 de junho para iniciar o mural no Rio. “O tema será os próprios Jogos Olímpicos, mas ainda não defini como será a pintura”, informa.

Kobra pintará Cruyff

Eduardo Kobra fará em São Paulo um mural do ex-jogador e técnico holandês Johan Cruyff; e em Amsterdã, um mural com temática ainda indefinida. As duas obras estão previstas para agosto deste ano.

A anúncio foi feito no último domingo, 19 de maio, em São Paulo, por Joelke Offringa, presidente do Instituto Plataforma Brasil, durante uma homenagem a Cruyff, falecido recentemente de câncer. O evento aconteceu no Projeto Social da Fundação Johan Cruyff, com a presença do prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo. O convite, já aceito por Kobra, veio oficialmente da cidade de Amsterdã. “É uma honra fazer referência a esse notável jogador e técnico, que revolucionou a história do futebol e também se mostrou um verdadeiro craque fora dos gramados, ao ajudar cerca de duas mil crianças em 200 países, através de sua fundação. Também é uma honra e grande responsabilidade pintar em Amsterdã, uma das cidades mais relevantes para a cultura, em particular a pintura, em todo o mundo”, diz Eduardo Kobra.

O muralista vê uma similaridade entre a obra que fará sobre Cruyff e o mural “A Arte do Gol”, realizado em 2013 na av. Hélio Pellegrino, em São Paulo, sobre o antológico gol de Falcão na Copa do Mundo de 82 contra na derrota brasileira por 3 a 2 para a Seleção Italiana. “Sem querer comparar a importância e o estilo de cada um dos jogadores, existe a similaridade evidente: nenhum dos dois chegou ao título mais cobiçado do futebol, que é o Mundial de Seleções, mas ambos encantaram o mundo. E é preciso sempre lembrar que não é preciso ser campeão em tudo para deixar arte e inspiração para todos”.

O futebol e o esporte são temas recorrente na obra do muralista. Em 2013, ele pintou “A Arte do Gol”, retratando o antológico gol de Falcão na Copa do Mundo de 82. Em 2010, fez na Praça do Patriarca, em São Paulo, o 3D “Futebol e África” e no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, um estádio de futebol, também em 3D. Em novembro de 2015, Kobra inaugurou na rua da Consolação (esquina com a av. Paulista), em São Paulo, o belíssimo e imponente mural “A Lenda do Brasil”, de 41 metros por 17,5 metros. Senna é uma das grandes referências da vida de Kobra. O artista já fez cerca de dez obras inspiradas no notável piloto brasileiro, falecido em 1994.

Imagem: reprodução

Últimas do seu time