Ontem, assim como em todas as noites de domingo, a família de seo Ciccillo se reuniu à mesa para jantar. Se bem que de domingo o jantar nunca é uma janta. É só uma boquinha, coo costuma dizer seo Ciccillo. Nada que se compare ao almoço com aquela maravilhosa pasta ao pesto acompanhada de uma bela taça de Chianti, seguida de polpetta, o que sempre proporciona, em tom de brincadeira, a dúvida das noras: é polpetta ou porpeta? Coisa a que, invariavelmente, seo Ciccillo responde: “Tanto faz, bella mia, polpetta ou porpeta. Só não me venha chamar de ‘armôndega’. Va bene così?”
Tudo se encaminhava para um comum final de domingo com Sílvio Santos, Fantástico, etc. Até seo Ciccillo surpreender a todos.
— Na terça vou começar a fazer regime.
Como assim? Ninguém começa um regime numa terça-feira. Dona Carmela, esposa de seo Ciccillo, como sempre, corrigiu o marido.
— Ma è pazzo, Ciccillo? Regime não se começa na terça, e sim na...
— Terça! – vociferou Ciccillo.
Silêncio sepulcral na sala. Mesmo sendo Seo Ciccillo um napolitano, nascido em Terzigno, daqueles que faz um escândalo para cumprimentar e/ou se despedir, ele jamais falara daquele modo.
Só, então, a família começou a perceber que havia algo errado. Ele já havia dado mostras que alguma coisa não ia bem. Primeiro foi ao pintar a porta da despensa e dizer que bastava apenas uma mão de verniz. Não era preciso mais uma. Depois foi o fato de acatar as considerações do médico sem achar necessário ouvir a opinião de outro profissional. Também chamou a atenção o fato de não reclamar quando dona Carmela comprou carne de primeira para pôr na sopa.
Seu Ciccillo estava renunciando a uma segunda mão de verniz, uma segunda opinião médica, carne de segunda para a sopa e a iniciar o regime numa segunda. As peças do quebra-cabeça estavam dispostas na mesa. Era só juntá-las. O que seo Ciccillo, torcedor do Palestre Itália, estava tentando fazer era simplesmente evitar a desgraça maior. E para isso era preciso não evocar os fantasmas de uma segunda. Qualquer segunda.
Não deixe de visitar o blog Baú do Maga www.baudomaga.com.br
E-mail da coluna: magajr04@hotmail.com
Foto: Reprodução