Holandês teve uma recuperação fantástica na prova disputada em Spielberg. Foto: Red Bull Racing

Holandês teve uma recuperação fantástica na prova disputada em Spielberg. Foto: Red Bull Racing

O holandês Max Verstappen venceu de maneira espetacular o GP da Áustria, nona etapa do campeonato, disputada neste domingo (30) em Spielberg, no Red Bull Ring, quebrando uma sequência de oito vitórias da Mercedes na temporada.

O triunfo do piloto da Red Bull, sexto desde que estreou na Fórmula 1, foi conquistado com um recuperação fantástica, depois de ter largado em segundo e perdido várias posições.

Charles Leclerc liderava de ponta a ponta até duas voltas para o final, quando Verstappen o superou, tocando roda com o piloto da Ferrari, que mais uma vez teve frustrada sua tentativa de ganhar pela primeira vez na F1.

Foram três ultrapassagens de Verstappen em sequência, a partir da volta 51 das 71 programadas, primeiro sobre Vettel, depois sobre Bottas para, finalmente, assumir a ponta superando o monegasco Leclerc, que ainda chegou a dar o troco no holandês em uma primeira tentativa, mas acabou não resistindo.

No pódio, apenas um carro da Mecedes desta vez, o #77 de Valtteri Bottas. Depois, em quarto, Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes), o quinto. Lando Norris, com a McLaren, fechou o top-6.

Mesmo com pneus desgastados, o ritmo de Verstappen foi superior que ele acabou faturando o ponto de bonificação pela volta mais rápida. 

A vitória da Red Bull também serve para quebrar um jejum da Honda, que não obtinha um triunfo na F1 desde agosto de 2006, ocasião em que Jenson Button venceu o GP da Hungria. Na ocasião, a Honda era construtora além de fornecedora de motores.

Outro jejum foi quebrado com o ponto marcado por Antonio Giovinazzi, décimo colocado, com a Alfa Romeo. Desde o GP da Coreia do Sul de 2010 que um piloto italiano não pontuava na F1, quando Vitantonio Liuzzi (Force India) foi o sexto colocado.

INVESTIGAÇÃO

A manobra que rendeu a ultrapassagem de Verstappen sobre Leclerc foi alvo de investigação por parte dos comissários. Mas, após análise, o resultado foi mantido e a vitória foi confirmada para Verstappen com Leclerc em segundo lugar.

CAMPEONATO

Nenhuma mudança na liderança do campeonato, com Hamilton subindo para 197 pontos. Bottas, o segundo, está com 166. Porém, agora é Verstappen quem está em terceiro lugar, com 126, três a mais que Vettel, o quarto colocado. Leclerc está em quinto, com 105.

PRÓXIMA ETAPA

Em duas semanas acontece a décima etapa do Mundial, o GP da Grâ-Bretanha, dias 14 de julho, no tradicional circuito de Silverstone, local onde aconteceu a primeira corrida da F1, dia 13 de maio de 1950. No ano passado a pole foi de Hamilton, com 1min25s892. Vettel foi o vencedor da prova, seguido por Hamilton e Raikkonen.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ÁUSTRIA - F1 - RED BULL RING - SPIELBERG

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNA

Últimas do seu time