Holandês colocou a Red Bull no topo em Spielberg. Foto: Aston Martin Red Bull Racing

Holandês colocou a Red Bull no topo em Spielberg. Foto: Aston Martin Red Bull Racing

Com temperatura ambiente elevada, na casa dos 32ºC (e 54ºC no asfalto), o holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido no segundo treino livre realizado nesta sexta-feira (10) na Áustria, palco da segunda etapa do Mundial de Fórmula 1, na corrida batizada de GP da Estíra, local da pista de Spielberg. 

Verstappen, antes de tomar a dianteira da sessão, já "namorava" com o giro mais rápido pelos 4.318 metros do traçado austríaco.

Em uma tentativa, acabou atrapalhado por Bottas, e esbravejou pelo rádio. Logo em seguida, exatamente quando Bottas comandava o treino, tirou a liderança do finlandês da Mercedes, que fechou a sessão em segundo lugar, defasado em 0s043 em relação ao holandês, que fez 1min03s660, melhor marca no combinado das duas sessões. E vale ressaltar que a marca obtida por Max foi alcançada com o composto médio da Pirelli, enquanto Valtteri utilizou-se de pneus macios.

O mexicano Sergio Pérez, mais rápido na sessão matutinavoltou a figurar bem no TL2 e ficou em terceiro, seguido por seu companheiro de equipe na Racing Point, o canadense Lance Stroll. 

Na sequência, com ritmo muito parecido, Carlos Sainz Jr. foi o quinto a bordo da McLaren e Lewis Hamilton fechou em sexto, com a Mercedes. 

A pole na semana passada, no mesmo circuito austríaco, foi de Valtteri Bottas, com 1min02s939.

BATIDA FORTE DE RICCIARDO

Com 21 minutos de treino, o australiano Daniel Ricciardo perdeu o controle de sua Renault na curva 9 e bateu forte na barreira de pneus, de traseira. O piloto saiu sozinho do carro, mas mancando. Ele nem chegou a completar uma volta cronometrada. Ele acompanhou o restante da sessão do pit-lane, junto aos engenheiros da Renault, após passar por avaliação médica que o libeou para o restante das atividades para o GP.

No sábado (11), mais um ensaio e também a classificação que definirá o grid para a prova de domingo (12), com largada às 10h10.

PREVISÃO DE CHUVA

A meteorologia prevê chuva intensa para este sábado no Red Bull Ring. Caso não seja possível a realização da classificação, serão considerados, para ordem no grid, os tempos obtidos no segundo treino livre, diferente do que aconteceu em ocasiões anteriores, quando a sessão classificatória foi remanejada para o domingo, dia da corrida.

2º TREINO LIVRE PARA O GP DA ESTÍRIA (EM SPIELBERG, NA ÁUSTRIA)

PENALIZAÇÃO

O britânico Lando Norris, da McLaren, terceiro colocado no domingo passado no GP da Áustria, recebeu punição por ultrapassagem em Pierre Gasly durante bandeira amarela no primeiro treino livre. Com isso, perderá três posições no grid. 

ANÚNCIO DE MAIS DUAS ETAPAS NO CALENDÁRIO

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou mais duas etapas ao calendário da F1 em 2020, que até então contava com oito GPs. O GP da Toscana, que será realizado em Mugello no dia 13 de setembro, uma semana após o GP da Itália, em Monza, obviamente aproveitando a facilidade com a logística, e o GP da Rússia (em Sóchi), duas semanas depois, em 27 de setembro. A prova russa, aliás, deverá ter público reduzido, provavelmente a primeira do ano que contará com espectadores nas arquibancadas.

A corrida em Mugello, aliás, estará bem afeita à Ferrari, uma vez que a escuderia italiana completará 1000 GPs nesta ocasião, exatamente em seus domínios.

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DA ESTÍRIA, NA ÁUSTRIA (RED BULL RING) - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sábado (11)

Treino livre 3 - 7h às 8h

Classificação -  10h às 11h

Domingo 12)

GP da Áustria, largada às 10h10 (71 voltas)

CALENDÁRIO CONFIRMADO POR ENQUANTO PARA A TEMPORADA DE 2020:

5 de julho – GP da Áustria (Spielberg) - Já realizado, vitória de Valtteri Bottas (Mercedes)
12 de julho – GP da Estíria (Spielberg)
19 de julho – GP da Hungria (Hungaroring)
2 de agosto – GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
9 de agosto – GP do Aniversário de 70 anos da Fórmula 1 (Silverstone)
16 de agosto – GP da Espanha (Barcelona)
30 de agosto – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
6 de setembro – GP da Itália (Monza)
13 de setembro - GP da Toscana (Mugello)
27 de setembro - GP da Rússia (Sóchi)


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

 

 

Últimas do seu time