Brasileiro, então na Benetton, herdou a liderança do GP do Canadá na última volta

Brasileiro, então na Benetton, herdou a liderança do GP do Canadá na última volta

Há exatos 24 anos, Nelson Piquet vencia sua última prova na Fórmula 1, o GP do Canadá, disputado em Montreal, mesmo local que recebe no próximo domingo a sétima etapa do campeonato deste ano.

Naquele 2 de junho de 1991, então com 38 anos, Piquet era o piloto número 1 da Benetton, equipe que contava com outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno.

Moreno acabou substituído por Michael Schumacher a partir do GP da Itália daquele ano. Falando em Moreno, ele fez um excelente treino e conseguiu o quinto melhor tempo, enquanto Piquet largou em oitavo.

A Benetton não figurava entre as favoritas para a vitória no circuito Gilles Villeneuve em 1991.  Apesar do bom chassi, o B191B, o motor Ford não estava no mesmo nível de potência dos Honda das McLaren de Senna e Berger, dos Renault das Williams de Mansell e Patrese e dos Ferrari de Prost e Alesi.

A McLaren (com Senna), que havia vencido as quatro etapas disputadas no campeonato (Estados Unidos, Brasil, San Marino e Mônaco) não teve um final de semana. Tanto Ayrton quanto Berger abandonaram. O brasileiro com problemas elétricos e o austríaco com falha na injeção de combustível.

As Williams havia dominado o treino classificatório, com Patrese fazendo a pole (1min19s837) e Mansell largando ao seu lado, na primeira fila, com 1min20s225,

Enquanto Piquet fazia uma prova consistente, superando os carros da Ferrari e a WillIams de Patrese, Mansell estava com a vitória nas mãos até a volta final, quando FW14 apresentou problema elétrico.

Nelson Piquet, que estava em segundo, assumiu a liderança e cruzou com pouco mais de 30 segundos de vantagem para o italiano Stefano Modena (Tyrrell-Honda), o segundo colocado. Ricardo Patrese (Williams-Renault) completou o pódio, em terceiro.

Piquet ainda subiu ao pódio em mais uma etapa daquele ano, a 11º, em Spa-Francorchamps (Bélgica), quando chegou em terceiro lugar. O tricampeão terminou o campeonato na sexta colocação, ano marcado pelo bicampeonato de Ayrton Senna, que travou uma intensa disputa com Nigel Mansell pelo título.

Interessante lembrar que a vitória de Piquet no Canadá foi a sétima consecutiva de um piloto brasileiro. Piquet havia vencido os dois últimos GPs de 1990 e Senna os quatro primeiros de 1991.

Nelson Piquet abandonou a Fórmula 1 ao final da temporada de 1991. Em 1992 sofreu um gravíssimo acidente durante os treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, tendo sido submetido a diversas cirurgias, principalmente no pé direito. Recuperado, voltou ao oval norte-americano no ano seguinte. Conseguiu se classificar mas abandonou com problemas no motor Buick de seu Lola.

Piquet atualmente com 62 anos, reside em Brasília, onde mantém a Autotrac, empresa que há mais de duas décadas atua no monitoramento e rastreamento de veículos.

Além disso, está acompanhando de perto a carreira de seu filho Pedro Piquet, de 16 anos, que conquistou o título brasileiro da Fórmula 3 em 2014 e continua na categoria neste ano.

Abaixo, o vídeo completo do GP do Canadá de F1 de 1991. Narração de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme.

Piquet com a Benetton B191B durante o GP do Canadá em 2 de junho de 1991, última vitória do tricampeão na Fórmula 1. Foto: Divulgação

Em Interlagos, Nelson ao lado do filho Pedro Piquet, campeão da F3 Brasil em 2014. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NELSON PIQUET NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time