Mercedes foi soberana na abertura do Mundial. Massa terminou em 4º

Mercedes foi soberana na abertura do Mundial. Massa terminou em 4º

A temporada de 2015 da Fórmula 1 começou da mesma forma que a temporada passada se encerrou, ou seja, com vitória do atual campeão, o inglês Lewis Hamilton no circuito urbano de Albert Park, em Melbourne, na Austrália.

Na madrugada deste domingo (15), Hamilton largou na pole e não foi ameaçado por seu companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg, que terminou na segunda posição.

Com o resultado, Hamilton chegou ao seu 34º triunfo na Fórmula 1, segundo no GP da Austrália (ele havia vencido em 2008, na ocasião com a McLaren).

Os carros prateados fizeram uma corrida a parte, dominando amplamente. A disputa foi interessante entre a Williams e a Ferrari, no caso entre Felipe Massa e Sebastian Vettel.

Massa largou em terceiro e manteve-se assim até parar para trocar de pneus, quando o alemão acabou ganhando a posição do brasileiro. No final, Massa aumentou o ritmo e se aproximou de Vettel para buscar o lugar restante no pódio, uma vez que as Mercedes já estavam se garantindo nos dois primeiros lugares. Mas Vettel conseguiu se manter à frente e terminou em terceiro, com Massa cruzando a linha de chegada na quarta posição.

Bela estreia do brasileiro Felipe Nasr, que devido a ausência de Bottas largou em décimo e já era o sexto na primeira volta e ganhou a posição de Ricciardo para subir para quinto, mesma posição que concluiu a corrida, fazendo neste GP mais do que a Sauber conseguiu na temporada passada inteira, quando não obteve nenhum ponto. Destaque para a ultrapassagem feita sobre Daniel Ricciardo, logo no começo, após ter vencido a disputa com Kimi Raikkonen logo na largada.

Foi a melhor estreia de um brasileiro na F1. Até então,  as marcas pertenciam a Chico Serra, sétimo colocado em sua primeira corrida, com Fittipaldi-Ford, em 1981, no GP dos Estados Unidos, em Long Beach e Wilsinho Fittipaldi (Brabham-Ford), em 1972, no GP da Espanha, em Jarama.

Quanto a Sauber, a equipe suíça também pontuou com seu outro piloto. Marcus Ericsson foi o oitavo.

A corrida começou sem os dois carros da Manor e a Williams de Bottas, uma vez que o finlandês sentiu fortes dores nas costas e não pariticipou. Com problema no motor Honda de sua McLaren, Kevin Magnussen também não largou. Daniil Kvyat, estreando pela Red Bull, teve problema de câmbio e foi outro que ficou de fora. Assim, quando as luzes vermelhas foram apagadas, apenas 16 carros partiram para prova.

Pastor Maldonado, com a Lotus, ficou na primeira curva, após ser tocado por Nasr, que disputava posição com Raikkonen. O safety-car foi acionado e enquanto esteve na pista a outra Lotus, de Romain Grosejean também deixou a corrida.

Problemática, para dizer o minimo, a retomada de parceria da Honda com a McLaren. Dos carros que terminaram a prova, Jenson Button foi o último a receber a bandeira quadriculada, em 11º.

A próxima etapa acontece no dia 29 de março, em Sepang, na Malásia.

Foto: UOL

Classificação final do GP da Austrália, em Melbourne:

1º   Lewis Hamilton (ING/Mercedes) em 1h31min54s067 - 59 voltas
2º   Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1s360
3º   Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +34s523
4º   Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +38s196
5º   Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1min35s159
6º   Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) + uma volta
7º   Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + uma volta
8º   Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) + uma volta
9º   Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) + uma volta
10º Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) + uma volta
11º Jenson Button (ING/McLaren-Honda) + uma volta

Não completaram a prova:
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes)

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time