Equipes seguiram em Yas Marina para atividade da fabricante italiana. Foto: Divulgação/Pirelli

Equipes seguiram em Yas Marina para atividade da fabricante italiana. Foto: Divulgação/Pirelli

As equipes de Fórmula 1 mantiveram suas bases de trabalho em Abu Dhabi após o término da temporada no último domingo (7), que consagrou o britânico Lando Norris (McLaren) como campeão, para os testes com os novos compostos de pneus da Pirelli para 2026, ano com significativas mudanças técnicas nos carros.

Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli, ficou satisfeito com o trabalho realizado na última terça-feira, demonstrando satisfação com aquilo que foi desenvolvido em Yas Marina.

 “Este dia de testes foi uma oportunidade excelente para todas as equipes experimentarem os pneus definitivos de 2026. Ao longo dos testes de desenvolvimento realizados pela Pirelli nesta temporada, as equipes rodaram individualmente com diferentes versões de protótipos, em várias fases, desde apenas a nova construção até diversas opções para um mesmo composto. Hoje (terça-feira, dia 9) foi a primeira vez em que elas tiveram toda a gama completa disponível na pista, o que permitiu compreender mais profundamente as características dos novos pneus. Utilizando os mesmos carros-mula dos testes de desenvolvimento, e com os mesmos limites de velocidade, as equipes puderam comparar facilmente os dados coletados em Yas Marina com os dos testes anteriores.  Para nossos engenheiros, este teste foi fundamental para confirmar os espaçamentos de performance entre os compostos e os níveis de degradação, que foram o foco do trabalho ao longo do ano. Analisar os novos pneus, que têm uma área de contato menor com o asfalto, também nos permitiu avaliar sua susceptibilidade a granulação e superaquecimento, dois efeitos que podem aumentar devido à superfície reduzida. Agora, precisamos esperar até o fim de janeiro para ver esses pneus em ação nos testes de Barcelona, nos carros da nova geração", ponderou Isola.

Durante as nove horas de pista, encerradas às 18h, foram completadas 2.648 voltas pelos 20 carros, o equivalente a 13.984 quilômetros. Os pilotos que mais rodaram foram: Kimi Antonelli (157 voltas); Frederik Vesti (145) e Pierre Gasly (144). 

 

Pilotos titulares: Lando Norris, Oscar Piastri (McLaren); Kimi Antonelli (Mercedes); Isack Hadjar (Red Bull); Charles Leclerc, Lewis Hamilton (Ferrari); Carlos Sainz, Alex Albon (Williams); Liam Lawson (Racing Bulls); Stoffel Vandoorne (Aston Martin); Ollie Berman, Esteban Ocon (Haas); Gabriel Bortoleto, Nico Hülkenberg (Kick Sauber); Pierre Gasly (Alpine).

Kimi Antonelli, com a Mercedes, foi o mais rápido, com a marca de 1min25s170, utilizando o composto macio (C5). 

 

 

Jovens pilotos no teste: Pato O’Ward (McLaren), Frederik Vesti (Mercedes), Ayumu Iwasa (Red Bull), Dino Beganovic (Ferrari), Luke Browning (Williams), Arvid Lindblad (Racing Bulls), Jak Crawford (Aston Martin), Ryo Hirakawa (Haas), Paul Aron (Kick Sauber) e Kush Maini (Alpine). 

O norte-americano Jak Crawford, que em 2026 estará no lugar do brasileiro Felipe Drugovich como reserva da Aston Martin, andou com o carro do time britânico e foi o mais rápido entre os novatos, com 1min23s766.

A TEMPORADA DE 2026

Repleta de novidades, na construção dos carros, motores e combustível, a temporada de 2026 da Fórmula 1 novamente contará com 24 etapas a começar pelo GP da Austrália, em Melbourne, no dia 8 de março.

A pole no ano passado foi de Norris, em 1min15s906. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Verstappen e Russell. Clique aqui e veja como foi.

O GP de São Paulo, que desta vez não contará com Sprint, será o 21ª do ano, em 8 de novembro. 

PRÉ-TEMPORADA

Antes do início do campeonato, com tantas novidades técnicas, a FIA programou três períodos de testes na chamada pré-temporada. O primeiro ensaio, que será privado, sem divulgação de cronometragem, acontecerá na Espanha, no Circuito da Catalunha (Barcelona), entre os dias 26 e 30 de janeiro. A escolha é estratégica, em um local de mais proximidade às equipes, baseadas na Europa.

Depois, tudo será embarcado para o Bahrein, para ensaios entre 11 e 13 de fevereiro e o último período antes da abertura do Mundial, entre 18 e 20 de fevereiro.

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time