Britânico fez o que precisava em Yas Marina. Foto: McLarenF1

Britânico fez o que precisava em Yas Marina. Foto: McLarenF1

 A Fórmula 1 tem um novo campeão.

O britânico Lando Norris (McLaren), de 26 anos, conquistou neste domingo seu primeiro título na principal categoria do automobilismo mundial. Ele concluiu o campeonato com 423 pontos, dois a mais que o vice, o holandês Max Verstappen.

Norris é o primeiro britânico campeão desde a conquista de Lewis Hamilton em 2020. Falando em Hamilton, hoje na Ferrari, ele havia sido o último piloto campeão pela McLaren, em 2008.

Com 12 pontos de frente para o segundo colocado, Max Verstappen (Red Bull), Norris foi bastante cauteloso na largada, manteve-se em segundo lugar, sua posição de origem, enquanto Max disparou na frente. Em seguida, Piastri superou Norris, que não ofereceu resistência, pois ele precisava apenas do terceiro lugar, independente das posições dos rivais para a conquista do campeonato.

Max Versatppen venceu com tranquilidade, 71ª desde que estreou na Fórmula 1, seguido pelos dois pilotos da campeã de construtores McLaren, Piastri em segundo e Norris, o campeão, em terceiro.

Charles Leclerc, com a Ferrari, que no começo até ameaçou o terceiro lugar de Norris, não sustentou a consistência até o final e terminou em quarto, seguido por Russell (Mercedes) e Alonso (Aston Martin). 

Gabriel Bortoleto (Sauber) que largou em sétimo, não conseguiu manter um ritmo capaz de fazê-lo terminar na zona de pontuação, em 11º. 

HISTÓRICO DE LANDO NORRIS

O britânico Lando Norris, nascido em 13 de novembro de 1999 na cidade de Bristol (sudoeste da Inglaterra), é piloto da McLaren na Fórmula 1 desde 2018, ano em que chegou ao time de Woking na condição de piloto de testes e reserva, após uma trajetória admirável em categorias de base, entre eles o Europeu de Kart (2013), o MSA (com carros de F4 em 2014), a Eurocup Fórmula Renalt 2.0 (2015), a Fórmula 3 (2017) e, no último degrau antes da Fórmula 1, a Fórmula 2, foi o vice-campeão da temporada de 2018, perdendo o título para o tembém britânico George Russell, que terminou o certame com 287 pontos contra 219 de Norris.

Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu no GP da Austrália de 2019, ocasião em que ele terminou em 12º lugar. Os primeiros pontos vieram na etapa seguinte, no GP do Bahrein, que ele concluiu na sexta posição. Ainda pontuou em outras dez etapas, fechando a temporada em 11º lugar, com 49 pontos, atrás de seu companheiro de equipe Carlos Sainz, que foi o sexto daquele ano, com 96 pontos.

O primeiro pódio foi logo na abertura da temporada de 2020, no GP da Áustria, um ano com o calendário bastante diferente do habitual em razão da pandemia de covid-19. Embora não tenha mais subido ao pódio naquele ano, Norris fechou a temporada em posição melhor do que em seu ano de estreia, em nono, com 97 pontos. A McLaren seguia impulsionada pelos motores da Renault, que no ano seguinte passou a contar com a força motriz dos Mercedes.

Em 2021, com McLaren-Mercedes, mais bons resultados, com quatro pódios, sendo três como terceiro colocado e um como segundo, no GP da Itália, em Monza. Foi, até então, sua melhor temporada, finalizando em sexto lugar, com 160 pontos, superando com folga o então companheiro de equipe, o experiente australiano Daniel Ricciardo, o oitavo, com 115 pontos. Também foi em 2021 que ele conquistou sua primeira pole, no GP da Rússia, em Sóchi.

A temporada de 2022 não foi tão boa quanto a anterior. Subiu uma única vez ao pódio, no GP da Emília-Romanha, em Ímola, com o terceiro lugar. Terminou o ano em sétimo, com 122 pontos. Seguia na McLaren-Mercedes.

Em 2023, mantendo-se a bordo da McLaren-Mercedes, repetiu a posição obtida duas temporadas antes, em sexto lugar, com 205 pontos, até então sua melhor pontuação na carreira pela Fórmula 1, mas ainda sem conseguir sua primeira vitória, embora tenha chegado mais próximo deste desejado feito, com cinco segundos lugares. Ainda foi terceiro em uma etapa (Catar).

Em 2024, finalmente aconteceu a primeira vitória de Lando Norris na Fórmula 1. Largando em quinto lugar no GP de Miami com sua McLaren-Mercedes, ele terminou o GP como vencedor, seguido por Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari).

Ainda em 2024 ele voltaria a vencer em mais três etapas: Holanda, Singapura e Abu Dhabi. Fechou a temporada como vice-campeão, com 374 pontos. Max Verstappen alcançou naquele ano seu tetracampeonato consecutivo, com 437 pontos.

Em 2025, seguindo pela McLaren, ele conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, com 423 pontos, dois a mais que o vice, o holandês Max Verstappen (Red Bull). Foram sete vitórias na temporada, uma a menos que Verstappen, e a definição do título aconteceu somente na etapa derradeira, o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, no dia 7 de dezembro.

Norris precisava de um terceiro lugar, mesmo se Verstappen vencesse a corrida (o que aconteceu), a ele terminou exatamente na terceira colocadção. 

A TEMPORADA DE 2026

Repleta de novidades, na construção dos carros, motores e combustível, a temporada de 2026 da Fórmula 1 novamente contará com 24 etapas a começar pelo GP da Austrália, em Melbourne, no dia 8 de março. A pole no ano passado foi de Norris, em 1min15s906. Ele mesmo venceu a prova, seguido por Verstappen e Russell. Clique aqui e veja como foi.

O GP de São Paulo, que desta vez não contará com Sprint, será o 21ª do ano, em 8 de novembro. 

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1

1. GP da Austrália  - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell

2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.

3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.

4. GP do Bahrein -  Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.

5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche -  18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.

6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.

7. GP da Emilia-Romagna -  Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.

8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.

9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.

10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.

11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg -  27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.

12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.

13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * -  25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.

14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring -  1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell

15. GP da Holanda -  Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.

16. GP da Itália - Autódromo de Monza -  5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.

17. GP do Azerbaijão -  Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.

18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.

19. GP dos Estados Unidos -  Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen no GP, seguido por Norris e Leclerc.

20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.

21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * -  7 a 9/11/2025 - Pole de Norris, em 1min09s511 - Viotória de Norris na Spriint - Vitória de Norris, seguido por Antonelli e Verstappen.

22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 21 a 23/11/2025 - Pole de Norris, em 1min47s934 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Antonelli.

23. GP do Catar -  Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025 - Sprint vencida por Piastri, seguido por Russell e Norris. Pole de Piastri em 1min19s387 - Vitória de Verstappen, seguido por Piastri e Sainz.

24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025 - Pole de Verstappen, em 1min22s207 - Vitória de Verstappen, seguido por Piastri e Norris.

* Etapas com Sprint

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

 

 

 

 

 

Últimas do seu time