Luxemburgo caiu no Verdão depois de não entrar aquilo que prometeu: bom futebol. Foto: Cesar Greco

Luxemburgo caiu no Verdão depois de não entrar aquilo que prometeu: bom futebol. Foto: Cesar Greco

Quando foi apresentado como novo técnico do Palmeiras em dezembro de 2019, com a missão de fazer do Verdão um rival a altura do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo tratou de colocar altas expectativas sobre seu trabalho.

Em sua coletiva de apresentação, ao lado do presidente Maurício Galliote, Luxemburgo prometeu futebol ofensivo e bem jogado, prometeu intensidade. Em resumo, prometeu desempenho de altíssimo nível. Prometeu...

A grande questão é que em nenhum momento - durante os dez meses que durou sua quinta passagem pelo Verdão - Luxemburgo entregou aquilo que havia se comprometido a fazer. Nesse período, o bom futebol foi escasso. O desempenho burocrático virou regra no Allianz Parque. E o treinador foi cobrado por isso, afinal, as expectativas eram altas. Não por acaso veio a demissão na última quarta-feira (14).

E não eram altas apenas pelo discurso inicial de Luxemburgo. Eram altas porque, embora tenha um elenco enfraquecido em relação aos times do Verdão nos últimos anos, o Palmeiras ainda tem um dos principais investimentos do país, ainda tem um dos principais elencos do Campeonato Brasileiro e ainda tem a obrigação de jogar melhor.

Com uma postura questionável, Luxa se defende dizendo que venceu o Paulistão e, pasmem, a Florida Cup. É verdade. Também se classificou bem na Libertadores e briga na parte de cima da tabela do Brasileirão. A questão, porém, vai além do resultado. Qual foi o grande jogo do Palmeiras em 2020? Qual foi a partida em que o futebol encheu os olhos do torcedor? A vitória por goleada sobre o frágil Bolívar na Libertadores? Não parece pouco? Mesmo durante os 20 jogos de invencibilidade, quais dessas partidas foram realmente boas?

Luxemburgo chegou ao Palmeiras depois de um bom trabalho no Vasco. Lá no Gigante da Colina, porém, a expectativa era baixa. Ao treinador “bastava” livrar o clube do rebaixamento. O “sucesso” veio, a meta foi alcançada e Luxa foi alçado ao status de um dos principais treinadores do país pelo simples fato de tirar um clube grande da luta contra o rebaixamento e coloca-lo no meio de tabela. No Palmeiras a expectativa era outra. Os objetivos eram outros. O futebol burocrático não bastou. As ideias de 20 anos atrás não foram suficientes.

A quinta passagem de Vanderlei pelo Palmeiras não terminou por conta das três derrotas consecutivas, tampouco pela derrota diante do Coritiba em casa. Luxa caiu porque seu time não jogou absolutamente nada em 2020.

E, convenhamos, a grande questão que precisamos fazer é: qual foi a última vez que um time de Luxemburgo jogou futebol em altíssimo nível?

Últimas do seu time