O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: https://www.facebook.com/terceirotempo?fref=ts

 

A seleção croata só foi existir depois da separação da antiga Iugoslávia no início da década de 90. Assim, só foi disputar sua primeira Copa do Mundo em 1998, na França. Mesmo como estreante, a Croácia foi longe. Com a dupla Davor Suker e Zvonimir Boban, a seleção chegou ao terceiro lugar da competição.

Porém, depois deste grande feito, os croatas não conseguiram maiores conquistas no esporte bretão. Na Copa de 2002 e na de 2006, a seleção do leste europeu não conseguiu passar nem da primeira fase, vencendo apenas um jogo em seis disputados nestes dois mundiais. Para a Copa de 2010, a seleção não conseguiu a classificação, já que passava por uma reformulação no time principal.

Sem sombra de dúvidas, Davor Suker é o jogador histórico da Croácia. Ele foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1998 com seis gols e liderou a equipe ao inédito terceiro lugar no mundial. Neste mesmo ano, Suker foi o terceiro melhor jogador do mundo pela Fifa. Ele ficou atrás apenas de Zinedine Zidane e Ronaldo.

A Croácia sofreu para se classificar. Após ser o segundo do Grupo A, atrás apenas da Bélgica, a seleção teve quer ir à repescagem. No sorteio, os croatas contaram com a sorte e pegaram a Islândia, fugindo de França e Suécia. Assim, com um empate em 0 a 0 no jogo de ida, venceu por 2 a 0 em casa e conseguiu carimbar sua vaga para o mundial no Brasil.

Nascido na Alemanha em 15 de outubro de 1971, Niko Kovac jogou por muito tempo no Bayern de Munique, mas preferiu se naturalizar croata devido a suas origens. Assim, ele atuou pela seleção croata de 1996 até 2009, ano que pendurou as chuteiras. Dois anos depois de parar de jogar, ele virou assistente técnico do Red Bull Salzburg. Kovac ficou dois anos nessa posição do time austríaco e depois acertou com a seleção sub-21 da Croácia. Porém, no mesmo ano, ele assumiu a seleção principal e conseguiu classificar o time para a Copa do Mundo no Brasil.

Nos dois jogos decisivos da repescagem contra a Islândia, o treinador pouco mudou os titulares. As únicas diferenças foram que, no jogo de ida, Eduardo, brasileiro naturalizado croata, foi o titular do ataque e Ilicevic foi o homem de criação. No jogo da volta, o veterano Olic substituiu o brasileiro e Kovacic foi o titular do meio-campo.
Entretanto, Simunic, um dos líderes do grupo, não estará presente no Brasil. Após a classificação para o mundial, ele foi comemorar com a torcida e acabou fazendo gestos e gritos nazistas. Assim, a Fifa suspendeu o atleta por 10 jogos oficias.
O esquema-tático é um clássico 3-5-2, com um meio-campo habilidoso e com boa qualidade no passe. Pletikosa (goleiro) – Schildenfeld, Perisic e Corluka (zagueiros) – Srna (lateral-direito), Rakitic, Modric e Kovacic (meias), Pranjic (lateral-esquerdo) – Olic e Mandzukic (atacantes).

Luka Modrić é o motorzinho do time. É ele quem faz o time jogar. Ele atua como meia de criação, mas pode ser até um segundo volante, já que tem uma boa saída de bola. Seus passes, lançamentos e chutes de longe ficaram como marcas registradas em sua passagem pelo Tottenham, da Inglaterra. Com tanto sucesso, o Real Madrid desembolsou 35 milhões de euros para ter o futebol do croata. Agora, Modric vive seu melhor momento no Real. Ele é titular do time de Carlo Ancelotti e é o responsável por fazer a transição entre a defesa e o ataque do time, assim como faz na seleção.

A seleção croata existe desde o inicio da década de 1990, participou de três Copas até então, e conquistou um terceiro lugar, em 1998.

Dois dos seus principais jogadores são os brasileiros Sammir e Eduardo Silva.

A Croácia não se classificou para a última Copa e na edição de 2006 se quer venceu um jogo.

Ainda na Copa de 1998, em sua primeira participação, a Croácia teve o artilheiro da competição, o Davor Šuker, que marcou seis gols.

A Croácia é o país do bloco, que melhor se destacou em Copas do mundo, com o fim da antiga Iugoslávia.

 

0 - O zagueiro Simunic fez cantos nazistas após a classificação do time para a Copa do Mundo e foi punido por 10 jogos pela Fifa.

1 - A grande distância que a seleção vai percorrer na Copa. Estreia contra o Brasil em São Paulo, depois pega a seleção de Camarões em Manaus e encerra sua participação na primeira fase diante do México em Recife.
 
2 - Mario Mandzukic será o desfalque da Croácia para o jogo de estreia contra o Brasil. O principal atacante do time foi expulso ainda nas eliminatórias e vai cumprir um jogo de suspensão na Copa do Mundo.
 
3 - A não convocação do jovem Alen Halilovic. O meia de 17 vem brilhando com a camisa do Dinamo Zagreb, mas o técnico não o convocou para o mundial. 
 
4 - Mesmo experiente, o goleiro Pletikosa, que esteve nas Copas de 2002 e 2006 pela Croácia, não inspira grande confiança nos torcedores.
 
5 - A falta de planejamento da Federação Croata de Futebol fez com que em 2013, já nas vésperas da Copa, o ex-jogador e inexperiente treinador Niko Kovac assumisse o comando técnico da seleção. 
 
6 - A Croácia terá dois brasileiros na Copa. Eduardo da Silva, que disputada uma vaga no ataque, e Sammir, que busca uma posição no meio-campo.
 
7 - Mateo Kovacic é ainda jovem, tem apenas 20 anos, mas vem se destacando na Inter de Milão e já deve estrear na Copa do Mundo como titular. 
 
8 - Após não conseguir passar da primeira fase em 2002 e 2006, a Croácia é a favorita para ficar com a segunda colocação do grupo A e tem grandes chances de avançar para as oitavas neste ano. 
 
9 - O ataque formado por Mario Mandzukic e pelo experiente Ivica Olic é forte nas bolas áreas e promete muitos gols na Copa do Mundo.
 
10 - Nada mais justo que o camisa 10 do time receber a nota mais alta. Luka Modric teve sua melhor temporada no Real Madrid e deve fazer um grande mundial. 
 
 
Segundo versões distintas, a origem do xadrez existente no brasão da Croácia é referente a duas etnias nomeadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca, que compõem a população do país, usado pela primeira vez em 1499, e que representa liberdade para a Croácia – branco para serenidade, paz e honestidade, e vermelho significando a coragem e força da população. Porém, existem outros relatos, como: que o padrão deriva da formação do povo croata, em uma caminhada originada no Irã até à Europa, e assim, adotaram o sistema de cores para a identificação e direcionamento na trajetória; ou, a romântica história de que o rei croata Stjepan Drzislav vencera seu adversário em uma heroica partida de xadrez.

E desde quando a Croácia figurou no cenário esportivo como uma seleção, o xadrez foi marcante em suas aparições, principalmente nos mundiais, em 1998, 2002 e 2006. E sua estreia, na Copa do Mundo da França, com um inesperado terceiro lugar, vestiu um quadriculado chamativo e inovador, aparentando uma bandeira desfraldada.

Para a Copa de 2014, a camisa destaca o tradicional quadriculado em vermelho e branco. Ao que parece, a Nike investiu forte em resgatar as origens das seleções. Não deixou de lado os detalhes, que só torna a camisa ainda mais bonita e diferenciada.
 
 
 
 
 
Davor Suker

 O centroavante Suker levou a Croácia a sua melhor posição em uma Copa do Mundo. Em 1998, levou o time croata a terceira colocação, perdendo apenas para a campeã França. Atualmente é o presidente da Federação Croata de Futebol. 

Clique aqui e veja a página de Davor Suker na seção "Que Fim Levou?"

 

 

Brasil e Croácia, além de protagonizarem a abertura da Copa do Mundo de 2014, na Arena Corinthians, também aparecem no notíciário de uma possível troca entre Chelsea e Bayern de Munique.


Segundo o jornal alemão "Bild", o Bayern de Munique ofereceu € 30 milhões (cerca de R$ 90,3 milhões) ao Chelsea pelo zagueiro David Luiz, titular da seleção brasileira. 
A equipe inglesa estaria propensa a aceitar, desde que o atacante croata Mario Mandzukik seja envolvido na transação. Ele também é titular da seleção de seu país. Ambos tem 27 anos.

Com um time mais experiente em competições internacionais, a Croácia deve fazer uma boa Copa. Modric e Mandzukic devem ser os caras do time, enquanto Rakitic e Kovacic poderão ser bons coadjuvantes para a equipe.

Não será como em 1998, quando a seleção chegou às semifinais, mas é favorita para ficar com a segunda colocação do grupo A. Deste modo os croatas enfrentassem o primeiro do grupo B, que provavelmente será Espanha ou Holanda. Assim, a seleção do leste europeu seria a grande zebra se eliminasse um desses candidatos ao título.

 

 

 

 

 O jornalista Kaique Lopreto entrevistou Vitor Júnior, que jogou no futebol croata ao lado de Modric e Eduardo da Silva. Ouça a entrevista acima e descubra os detalhes da Croácia.




 

Últimas do seu time