O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: https://www.facebook.com/terceirotempo

 

 

"Numa simples ginga, há toda uma nostalgia de gafieiras eternas. ", Nelson Rodrigues explica a Nigéria!

Clique aqui e veja como #nelsonexplica o futebol

 

 

 

 

 

As seleções africanas, ao longo de diversos mundiais, ganharam fama por serem muito ofensivas e terem pouca preocupação com o sistema defensivo, fator que abreviou diversas campanhas que poderiam ter sido melhores.

A Nigéria repete este estigma, mas também se caracteriza por um futebol de força física e, para este Mundial, sua característica de jogo será mais próxima ao futebol inglês, uma vez que boa parte de seus principais jogadores atua na grande ilha da Bretanha, como Obi Mikel (Chelsea) e Victor Moses (Liverpool).

Atualmente na 33ª posição no ranking da Fifa, a Nigéria do técnico Stephen Keshi classificou-se nas eliminatórias para esta Copa vencendo a Etiópia na zona africana.

Está em um grupo que lhe dá credenciais para avançar de fase, ao lado de Argentina, a franca favorita à primeira colocação. Irã e Bósnia-Herzegovina "correm por fora".
O retrospecto em mundiais não é dos melhores (com apenas duas passagens às oitavas de final, em 1994 e 1998), mas em copas africanas de nações triunfou em três oportunidades: 1980, 1994 e 2013. Também conquistou uma medalha de ouro olímpica, em 1996, na cidade norte-americana de Atlanta, vencendo, na final, o time argentino por 3 a 2.

Safet Susic vem se destacando como treinador da Bósnia. Ele, em sua época de jogador, representou a seleção da Iugoslávia e brilhou no Paris Saint-Germain. Como técnico, ele passou muitos anos na Turquia, treinando times locais. Até que, em dezembro de 2009, ele acertou com a Seleção Bósnia e conseguiu classificar o time ao seu primeiro Mundial.

Susic aposta em um futebol ofensivo e de muito toque de bola. Por isso, a Bósnia teve média de três gols por partida nas eliminatórias. Ele monta um time no clássico 4-4-2 com: Begovic (goleiro) – Mujdza (lateral-direito) – Bicakcic e Spahic (zagueiros) – Salihovic (lateral-esquerdo) – Medunjanin, Lulic, Pjanic e Misimovic (meias) – Dzeko e Ibisevic (atacantes).

Edin Dzeko é a grande esperança da Bósnia na Copa do Mundo. Ele é o melhor jogador da equipe e com apenas 28 anos já é o maior artilheiro da história da seleção. Durante as eliminatórias, em 10 partidas, ele marcou 10 gols e ainda deu quatro assistências.

A Nigéria fez uma boa campanha nas eliminatórias Africanas, foram cinco vitórias e três empates.

A Nigéria vai participar de sua quinta Copa do Mundo. Sua melhor participação foi em 1994, quando chegou ao nono lugar.

Apenas cinco jogadores convocados pela seleção atuam na Nigéria, a grande maioria tem experiência europeia.

O ponto forte da Nigéria é o ataque, são jovens, rápidos e habilidosos. O ataque que conta com a retaguarda do melhor jogador do time, o volante Mikel.

A Nigéria venceu o Brasil nas semifinais olímpicas de 1966. A seleção canarinha contava com Ronaldo, Rivaldo, Dida, Bebeto, Roberto Carlos, Luizão entre outros. Os africanos venceram a Argentina na final.

 

0 - O meia SundayMba, cortado recentemente por indisciplina, pode ser uma ausência muito sentida pelo time, pois ele foi peça fundamental na conquista da Copa  Africana de Nações no ano passado.

1 - A defesa é inexperiente e esse pode de ser um fator de desequilíbrio da equipe.

2 - O time não é um primor em organização tática, provavelmente o menos entre os quatro do seu grupo.

3 - O melhor desempenho em mundiais foi em 1994, quando a Nigéria terminou em nono lugar. Os adversários sabem disso e podem enfrentá-los com mais confiança.

4 - O primeiro adversário dos nigerianos será o Irã, que fez uma bela campanha nas eliminatórias, terminando em primeiro lugar, à frente da Coreia do Sul. Um tropeço logo no começo, pode determinar o fim do sonho de avançar além da fase de grupos.

5 - Por alguns jogadores atuarem no futebol inglês, o estilo mais ofensivo foi deixado de lado. Isso pode ser bom por um lado, mas o time perde sua naturalidade.

6 - A força física e a velocidade nos contra-ataques devem boas armas do time.


7. Ter vencido a Copa Africana de Nações dá uma confiança extra, em que pese a ausência de SundayMba.


8. O meia Victor Moses, embora jovem (22 anos) atua no competitivo futebol inglês, pelo Liverpool. Na Europa desde 2007, o jogador enfrentou adversários difíceis e tem boa técnica para comandar as ações de armação do time.


9. O bom equilíbrio do meio-campo pode compensar, em parte, as deficiências da defesa.


10. Obi Mikel, do Chelsea é o craque do time, principal jogador que pode desequilibrar, ao lado do atacante Emenike.

 

 

Considerada como uma das seleções mais perigosas do continente africano, a Nigéria aposta em dois grandes jogadores, John Obi Mikel e Victor Moses, que atuam no futebol inglês, Chelsea e Liverpool respectivamente. E para defender as cores do país, o verde e branco, representadas no uniforme da seleção desde o seu início, a dupla de ídolos nigerianos contará com outros craques conhecidos no futebol internacional, já que apenas três dos convocados atuam no futebol nacional.

E essas cores já foram motivo de muita dor de cabeça para os brasileiros, naquela fatídica semifinal da Olimpíada de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, quando o Brasil caiu diante a Nigéria de Kanu, autor do gol da eliminação canarinho. E é inspirado no verde e branco que os nigerianos desejam repetir o feito da bela campanha, agora, em uma Copa do Mundo.

Para isso, a alemã Adidas confeccionou para os “Águias” uma bela camisa, sem esquecer é claro, do verde que predomina ao logo de sua história. O manto possui linhas finas e escuras na vertical em tons diferentes de verde, assim como na gola, nas laterais e nas mangas. As três listras da marca e o seu logotipo são brancas, o que dá realce ao uniforme.

 

 

Rashid Yekini nasceu em 23 de outubro de 1963 e faleceu aos 48 anos em 4 de maio de 2012. O fim da carreira prematura, bem como as consequencias que o levaram à morte, tão cedo, se tornaram um mistério. Diante das muitas especulações que giram em torno do atleta, acredita-se o ex-atacante de futebol tenha sido vitima de uma doença, mantida em sigilo, durante os últimos anos de sua vida. 

Clique aqui e veja a página de Yekini na seção "Que Fim Levou?"

 

Victor Moses no Chelsea

Victor Moses está emprestado pelo Chelsea ao Liverpool desde setembro de 2013. Um bom desempenho na Copa pode levá-lo de volta ao time londrino.

 

 

 

 

 

Nigéria é a atual campeã africana de nações, disputa a sua quarta Copa do Mundo, tem jogadores de excelente nível como Miquel e Mozes,  e o que isso significa? Pouca coisa, pois os nigerianos já tiveram times que encheram os olhos dos amantes do futebol, com jogadores como Ococha, Iequini, Canu e Oba-Oba Martins, que eram rápidos e habilidosos. Mas mesmo assim, acredite, o destino cravou as Super Águias em uma chave que se possa sonhar com uma vaga nas oitavas de finais. Para que isso aconteça, o duelo decisivo será contra os bósnios e uma extrema atenção com a mais forte Argentina e com menos perigosos Irã, não seria impossível o saldo de gols definir a segunda vaga do grupo D.

 

 

 

O repórter Kaique Lopreto entrevistou Paulo Vinicius Coelho, do canal a cabo, Espn, sobre a seleção nigeriana. 

 

Especial Copa do Mundo - Nigéria - Podem chegar lá! by TerceiroTempo

Últimas do seu time