O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: https://www.facebook.com/terceirotempo

 


"Ao soar o apito inicial, todas as possibilidades passam a ser válidas", Nelson Rodrigues explica a Argélia. Veja mais clicando aqui.

 

 

 

 

 

Argélia foi uma colônia francesa e devido a isso o futebol virou um esporte popular. Disputou apenas três copas do Mundo (1982, 1986 e 2010), o seu grande craque foi a estrela do Porto, Madjer. 

A seu favor tem o retrospecto de ter sido a primeira equipe a vencer uma seleção européia em Copas do mundo. Se classificou em primeiro lugar na sua chave nas eliminatórias africanas, com quase o dobro de pontos da segunda colocada, Mali. 

Quase 100 por cento dos jogadores atuam na Europa e isso pode ser determinante para que os argelinos ousem uma vaga nas oitavas-de-final da competição.

Desde 2011 no comando da Seleção Argelina, Vahid Halilhodzic já passou por diversos times em sua carreira, mas será sua primeira Copa do Mundo como treinador. Ele se destacou como técnico na França, pelo Paris Saint-Germain e pelo Lille. De 2008 até 2010, ele comandou a Costa do Marfim, mas não foi o técnico dos africanos no Mundial de 2010.

 Povoando o meio-campo, Vahid espera que seu time atrapalhe o ataque adversário e consiga trabalhar a bola. Assim, ele escala a equipe em um 4-5-1 com: Zammamouche (goleiro) – Khoualed (lateral-direito) – Ghoulam e Bougherra (zagueiros) – Medjani (lateral-esquedo) – Bentaleb, Taider, Guedioura, Brahimi e Feghouli (meias) – Slimani (atacante).

 Sofiane Feghouli é a grande esperança da torcida e do técnico da Argélia. O meia de 24 anos será o responsável pela criação de jogadas no setor ofensivo do campo. Ele se destacou jogando no futebol espanhol, pelo Valencia e pelo Almería. Agora, todos esperam que ele faça na Copa do Mundo o que fez no clube. 

 

 Apelido: Les Fennecs ("As Raposas do Deserto"), em homenagem à uma raposa típica do interior norte da África (Vulpes zerda), que é usada inclusive como animal de estimação em boa parte da África e Europa, o que preocupa entidades de proteção animal, pois é considerado um animal com potencial risco de extinção.

Retrospecto contra o Brasil

17/06/1965 – Argélia 0 x 3 Brasil (amistoso em Argel)

03/06/1973 - Argélia 0 x 2 Brasil (amistoso em Argel)

06/06/1986 - Argélia 0 x 1 Brasil (Copa do Mundo de 1986)

Por onde andam

Rabah Madjer – destaque na Copa de 82 e no Porto (Portugal), melhor jogador africano de 1987, é técnico de futebol desempregado e empresário de jogadores

Lakhdar Belloumi - destaque na Copa de 82, melhor jogador africano de 1981, é técnico do Ghali Chabab RAI Mascara

Djamel Zidane – que esteve na Copa de 86, não é pai nem parente de Zinedinde Zidane

Primeiro jogo internacional: Tunísia 1 x 2 Argélia (1957)

Maior vitória: Argélia 15 x 1 Iêmen do Sul (1973)

 

0 – Grupo H – A seleção argelina caiu em um grupo com Rússia e Bélgica, além da mediana Coreia do Sul. É o time mais fraco e considerado saco de pancadas.

1 – Experiência – Falta bagam para a Argélia, a seleção tem pouca participação em competições internacionais.

2 – Última Copa – A seleção da Argélia ficou em vigésima oitava posição na última Copa do Mundo, a situação não deve ser muito diferente nesta edição.

3 – Defesa – Este setor do campo não inspira confiança na torcida. O técnico Vahid Halilhodzic vai ter muito trabalho para ajustar este fator e não tomar goleadas.

4 – Contra-ataque- A seleção da Argélia sofre muitos contra-ataques e como o time não é rápido, este fator pode prejudicar muito.

5 – Eliminatórias – A seleção argelina fez uma campanha regular nas eliminatórias africanas. Foram seis vitórias e duas derrotas.

6 – Slimani – O atacante do Sporting é o responsável por fazer os gols da seleção da Argélia, o camisa nove é uma das esperanças do time.

7 – Guedioura – O veloz meia-atacante é um dos responsáveis por fazer a bola chegar ao ataque. O atleta atual no futebol inglês e participou da última Copa do Mundo.

8 – Vahid Halilhodzic – O experiente técnico Vahid é o responsável por livrar a seleção de mais um vexame, o ex-atacante disputou a Copa do Mundo de 1982.

9 – Bentaleb – O moderno volante defende e ataca com a mesma qualidade. O meio-campista joga no Tottenham e apesar de ter apenas 19 anos, é uma aposta certa do técnico.

10 – Feghouli – o meia-atacante do Valencia é rápido e eficaz. Considerado o melhor jogador da seleção, Feghouli atua pelo lado direito do gramado e ainda ajuda na marcação.

A Seleção Argelina conta com atletas que jogam em grandes clubes do futebol europeu, como os meias Saphir Taider, da Internazionale de Milão e Sofiane Feghouli, do Valencia, além do atacante Nabil Ghilas, do Porto. Isso é o que motiva a torcida a acreditar no time. E com a tradicional camisa branca, com detalhes das outras cores emprestadas da bandeira nacional para o escudo da Federação Argelina de Futebol, eles vêm para disputar o seu quarto Mundial.

 E foi em sua primeira Copa do Mundo, em 1986, que o mundo conheceu bem a Argélia. Os brasileiros foram seus adversários já no segundo jogo. De camisa branca, os argelinos deram trabalho para o Brasil, que sofreram para vencê-los por um placar magro. Na ocasião, Careca, o autor do gol, enterrou o estigma de “amarelar” quando defendia a Seleção Canarinho.

Madjer

Madjer, campeão intercontinental pelo Porto (Portugal), em 1987, o ex-meio-campista foi considerado o melhor jogador argelino em todos os tempos. Nascido na cidade de Hussein Dey, em 15 de dezembro de 1958, na Argélia. Em 2014, disponível no mercado, faz jogos exibição, enquanto espera uma oportunidade de trabalho como técnico.

Clique aqui e veja a página de Madjer na seção "Que Fim Levou?"

Craque argelino pode ir para o Liverpool

 

O jogador do Tottenham, Bentalab, pode ser negociado com o Liverpool, segundo a mídia inglesa. O argelino fez uma temporada e ainda com a possível reformulação nos elenco dos Spurs, a saida do africano é dada como certa.

 

O torcedor argelino não deve ter muitas esperanças de conquistar uma vaga nas oitavas-de-final na Copa do Mundo de 2014. Apesar de ter alguns jogadores, em grandes times europeus, o grupo H, não facilitou para o time africano.

 

Kaique Lopreto entrevistou Paulo Vinicius Coelho, da ESPN, sobre a seleção argelina

 

Especial Copa do Mundo - Argélia - A mais fraca! by TerceiroTempo

Últimas do seu time