Pilotos do BMW Team Brasil explicaram a mudança no restritor do Z4 na etapa de abertura do campeonato

Pilotos do BMW Team Brasil explicaram a mudança no restritor do Z4 na etapa de abertura do campeonato

Com 59 carros na pista, começou neste domingo (12) o Blancpain Endurance Series no circuito italiano de Monza, e o trio Andrew Palmer/Fabio Babini/Jeroen Mul ficou com a vitória, a bordo do Lamborghini Huracan (foto) da equipe GRT Grasser Racing Team.

As duplas do BMW Team Brasil não tiveram vida fácil após a mudança no restritor do BMW Z4 promovida pelos organizadores no balanço de performance.

Na classificação geral, o trio do BMW Z4 #0 terminou em 18º com o trio Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga, enquanto o #77 de Ricardo Sperafico/Átila Abreu/Valdeno Brito foi o 32º. Pela categoria Pro Cup, que ambos disputam, ficaram em 12º e 18º, respectivamente.

A segunda colocação ficou com a Ferrari 458 Italia da equipe Rinaldi Racing, com a dupla Rinat Salikhov/Norbert Siedler. O pódio foi completado pelo trio Jean-Karl Vernay/Robin Frijns/Laurens Vanthoor com o Audi R8 LMS Ultra do Belgian Audi Club Team WRT.

Outro brasileiro, Bruno Senna, competiu pela equipe Von Ryan Racing formando o trio com Adrian Quaife Hobbs e Álvaro Parente e terminou em 25º lugar, a bordo da McLaren 650 S GT3.

Foto: Blancpain GT Series/Divulgação

Os brasileiros que estrearam no certame de endurance comentaram sobre a prova que teve duração de três horas. Informações da fgcom.

Cacá Bueno:

"Foi uma experiência boa. Conseguimos evoluir durante a corrida. Não é uma pista fácil. É uma pista complicada pra gente. Conseguimos fugir dos acidentes, terminar a corrida, que era um dos objetivos. Lógico que a gente esperava mais, quem sabe terminar entre os dez primeiros. As outras pistas são melhores pra gente e precisamos melhorar alguns outros aspectos, porque é bem diferente de uma corrida rápida."

Sérgio Jimenez:

"A corrida foi ok. Recuperamos várias posições. Largamos em 36o, chegamos em 18o no geral, mas a gente ‘tomava’ muito de reta. Chegamos a tomar 14 km de reta do carro mais rápido. Então, fica impossível competir de igual pra igual. Mesmo assim, quando o pneu ia se desgastando, estávamos rápidos. Os nossos pits, mais uma vez, tiveram um excelente trabalho dos mecânicos. Agora, vamos torcer para que mexam um pouco no Balance of Performance, pra gente ser mais competitivo aqui no endurance, onde tem todas as marcas."

Felipe Fraga:

"É uma pista que não favorece a BMW, mas todos fizeram um bom trabalho. Acho que a equipe está de parabéns, porque conseguimos recuperar muitas posições na corrida. Fomos evoluindo a cada treino e isso é positivo. Agora vamos para as próximas etapas, em algumas pistas onde a BMW vai bem. Podemos nos recuperar desta corrida em que não fizemos nenhum ponto."

Átila Abreu:

"Foi uma experiência legal, interessante, apesar do resultado não ter sido o que a gente esperava. Mas a equipe trabalhou bem, tivemos alguns problemas durante a prova, principalmente a perda de performance com o problema no assoalho, mas eu consegui largar bem, ganhei mais de dez posições na largada. O carro se comportou bem, aprendemos bastante sobre a durabilidade do carro para as próximas provas de três, seis horas e até 24 horas, entre outras coisas. O aprendizado que tiramos para as próximas pistas, que nos favorecem mais, vai nos dar uma vantagem pra poder brigar por resultados melhores."

Valdeno Brito:

"A expectativa para este circuito não era das melhores. Entre todos os carros, nossos carros eram o último e penúltimo em velocidade de reta e aqui só tem reta. São quatro retas longas, com mais de um quilômetro, e parecia que estávamos com o freio de mão puxado, perto dos outros carros. Não é culpa da equipe, é uma questão da equalização dos carros. Nas próximas corridas, em circuitos com mais curvas e retas mais curtas, a nossa expectativa é brigar pelas primeiras posições. Logo no início da corrida, houve uma batida com outro carro, que acabou soltando o assoalho. Ele foi soltando e foi ficando ‘inguiável’ de tanto que saía de frente. Com isso, a gente virava um segundo e meio mais lento por volta e só nos restou levar o carro até o final da corrida."

Ricardo Sperafico:

"Foi nossa corrida de estreia no endurance, então era uma novidade pra toda a equipe, uma corrida de paciência. Infelizmente, os nossos carros não tinham uma condição favorável nesta pista. O que fizemos foi tentar fazer o pit stop certo e ficar na pista. O nosso carro teve um problema logo depois da largada, com o assoalho que começou a se soltar, o que nos prejudicou muito ao longo da corrida. Nós praticamente perdemos todo o assoalho da frente, então o carro ficou muito lento, mas conseguimos terminar e entender um pouco como funciona o endurance. Acredito que daqui pra frente as pistas serão mais favoráveis e vamos tentar desenvolver e melhorar mais o carro. O final foi positivo pelo fato dos dois carros terem terminado, apesar de ter ficado abaixo da nossa expectativa, mas brasileiro não desiste nunca, então, vamos pra próxima."

As próximas etapas do Blancpain GT Series acontecem no dia 10 de maio em Brands Hatch, na Inglaterra (Sprint Series) e 24 de maio em Silverstone, também na Inglaterra, pelo Endurance.


O trio vencedor em Monza: Fabio Babini, Andrew Palmer e Jeroen Mul. Foto: Blancpain GT Series/Divulgação

BMW Z4 do trio brasileiro formado por Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga. Foto: Tony Hermann

CLASSIFICAÇÃO FINAL (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS - GERAL):

1º PRO Andrew Palmer, Fabio Babini, Jeroen Mul (GRT Grasser Racing Team Lamborghini Huracan) 93 voltas
2º PAM Rinat Salikhov, Norbert Siedler (Rinaldi Racing Ferrari 458 Italia) a 37s007
3º PRO Jean-Karl Vernay, Robin Frijns, Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 51s795
4º PAM Duncan Cameron, Matt Griffin (AF Corse Ferrari 458 Italia) a 1min00s638
5º PRO Guy Smith, Andy Meyrick, Steven Kane (M-Sport Bentley Bentley Continental GT3) a 1min07s119
6º PRO Frank Stippler, Stephane Ortelli, Nico Müller (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS) a 1 volta
7º PAM Michael Broniszewski, Michael Lyons, Alessandro Bonacini (Kessel Racing Ferrari 458 Italia) a 1 volta
8º PRO Katsumasa Chiyo, Wolfgang Reip, Alex Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN Nissan GT-R Nismo GT3) a 1 volta
9º PRO Edward Sandström, Edouardo Mortara, Gregory Guilvert (Sainteloc Racing Audi R8 LMS Ultra) a 1 volta
10º PAM Piergiuseppe Perazzini, Marco Cioci, Vincente Potolicchio (AF Corse Ferrari 458 Italia) a 1 volta

Os brasileiros na prova:
18º PRO Cacá Bueno, Sérgio Jimenez, Felipe Fraga (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 1 volta
...

25º PRO Bruno Senna, Adrian Quaife Hobbs, Álvaro Parente (Von Ryan Racing McLaren 650 S GT3

...

32º PRO Ricardo Sperafico, Átila Abreu, Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 2 voltas

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time