No próximo dia 20/09/14 das 10h às 12h no Club Athlético Paulistano acontecerá uma super aula de boxe

No próximo dia 20/09/14 das 10h às 12h no Club Athlético Paulistano acontecerá uma super aula de boxe

No próximo dia 20/09/14 das 10h às 12h no "Club Athlético Paulistano" acontecerá uma super aula de boxe com a participação dos sócios do CAP, da Cia Athlética da rua Kansas, do Clube Atlético Monte Líbano e da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Esta super aula promoverá o encontro dos praticantes de boxe destes clubes e da academia Cia Athlética , onde o professor de boxe é o campeão mundial Miguel de Oliveira.

Miguel de Oliveira é um herói brasileiro que conquistou o título mundial de boxe profissional da categoria de peso médio júnior, (69,853 kg) vencendo o espanhol José Duran em 07 de maio de 1975 na cidade de Monte Carlo, Mônaco.

Não foi apenas a potência dos punhos que o levou a conquista do título mundial de sua categoria de peso, mas sim a determinação e a persistência que o levaram a consagração no boxe mundial.

Faremos uma homenagem para o campeão mundial e técnico de boxe Miguel de Oliveira, um herói que conquistou o título mundial de boxe, trabalhando na prefeitura da cidade de Osasco, treinando com o técnico Antônio Ângelo Carollo na cidade de Santo André e cursando a faculdade de Educação Física na cidade de São Caetano, passava parte do seu dia transitando pelas cidades da grande São Paulo, estudando (na época menos de 1% da população brasileira estudava curso superior), trabalhando e ainda treinando boxe.

O técnico, Miguel de Oliveira, nos anos 80 treinava vários campeões brasileiros e sul-americanos de boxe profissional simultaneamente com seus alunos/sócios na Cia Athlética da rua Kansas.

Um momento mágico do boxe brasileiro, foi quando os alunos/sócios da Cia Athlética tiveram a honra de treinarem boxe com os campeões Paulo Ribeiro(campeão brasileiro do peso mosca), João Cardoso (campeão brasileiro no peso galo), Sidnei Dal Rovere(campeão brasileiro e sul-americano do peso pena), Francisco Thomaz da Cruz(campeão brasileiro e sul americano do peso leve), Hélio Santana(campeão brasileiro do peso meio-médio) e Adilson "Maguila" Rodrigues(campeão brasileiro e sul-americano dos pesados). Os sócios da Cia Athlética treinavam durante a semana com esses boxeadores e aos domingos acompanhavam suas lutas na TV Bandeirantes, com narração do saudoso Luciano do Vale.

A Sociedade Esportiva Palmeiras teve boxe nos anos 50 e um grande ídolo desse esporte que defendia as cores do clube naquela época, foi Paulo de Jesus. A pratica do boxe no Palmeiras voltou com o técnico Paco Garcia, que veio de Cuba para o Brasil para assumir a equipe brasileira de boxe. Entre suas conquistas está a medalha de prata da categoria de peso leve, 60 kg do Acelino "Popó" Freitas nos Jogos Pan-americanos. Outro boxeador que iniciou com o Paco foi o cruzador Lino Barros.

Com o objetivo de melhorarem a qualidade de vida, os sócios do Club Athlético Paulistano e do Clube Atlético Monte Líbano praticam boxe pelo menos três vezes por semana.
São jovens e adultos de ambos os sexos batendo nos equipamentos (sacos de boxe, teto-solo, puching-ball), pulando corda e praticando fortes exercícios abdominais em busca de uma melhor forma física e de liberarem endorfina para aliviarem o estresse.

Os alunos/sócios citados acima não serão boxeadores, são simpatizantes da modalidade, médicos, advogados, engenheiros, empresários, formadores de opinião que buscam com a prática do boxe uma melhor qualidade de vida.

Foto: Arquivo pessoal do colunista

Últimas do seu time