Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
Os dois últimos encontros entre Felipão e Luxemburgo terminaram empatados. Com Luxa no comando do Flamengo em 2011, os duelos do Brasileirão na 10ª e 29ª rodadas acabaram 0 a 0 e 1 a 1 respectivamente. Em ambos encontros, o protagonista foi Kleber Gladiador, e todos os três fazem parte do jogo com o Grêmio, neste domingo.
Kleber está lesionado, mas integra o grupo gremista e passa por processo de recuperação visando voltar ao time titular nas semifinais da Copa do Brasil, diante exatamente do alviverde comandado por Felipão. O Gladiador esteve em meio a polêmicas com seu ex-técnico e foi "namorado" pelo Fla em 2011, comandado por Luxa.
Nos dias que antecederam o jogo da 10ª rodada do Brasileirão do ano passado, o camisa 30 esteve prestes a ser negociado com o rubro-negro. A proposta fez até ele sair da concentração para a partida anterior, contra o Santos. Posteriormente houve a alegação de uma lesão para tal saÃda. Independente disso, o jogador acabou permanecendo no Palmeiras e o duelo significou o "Dia do Fico".
Em campo, o avante brigou muito com a defesa rival e foi motivo de nova polêmica. Um lance em que ele não devolveu a bola ao rival em "fair play" gerou revolta. Os ânimos se exaltaram mas nada mais aconteceu.
Várias rodadas depois o encontro entre Luxemburgo e Felipão se repetiu, e o pré-jogo teve novamente no Gladiador o protagonista. O duelo da 29ª rodada terminou empatado em 1 a 1, mas antes dele acontecer, Kleber foi afastado.
O motivo desta vez foi a agressão ao colega de time, João Victor. O palmeirense havia brigado com torcedores em uma loja do clube, não foi defendido publicamente por Felipão, e o camisa 30 tomou as dores do companheiro. Brigando com a direção e o comando técnico do time, ele desencadeou o processo que acabou com sua transferência para o Grêmio, ao fim do ano.
Sem vitórias de parte a parte, os duelos recentes dos treinadores que voltam a se encontrar neste domingo, à s 18h30, no OlÃmpico, foram ofuscados pela ação de Kleber. Agora, com ele lesionado, Luiz Felipe e Vanderlei Luxemburgo não ficarão em segundo plano no primeiro jogo envolvendo Grêmio e Palmeiras. Além de três pontos para o vencedor no Brasileirão, ambos tratam a partida como oportunidade de conhecer o rival da semifinal da Copa do Brasil.