Lista traz opções de bibliografias relacionadas ao esporte bretão para ler durante período de isolamento. Foto: Montagem/Divulgação

Lista traz opções de bibliografias relacionadas ao esporte bretão para ler durante período de isolamento. Foto: Montagem/Divulgação

A pandemia do novo coronavírus tem paralisado diversas regiões do país e do mundo, afetando a vida de muitas pessoas. Por conta do Covid-19, as principais competições de futebol do planeta foram suspensas e boa parte da população tem sido orientada a ficar em casa.

Para passar pelo período difícil, nada melhor do que um bom livro sobre o assunto que tanto amamos: futebol. Por isso, listamos dez livros sobre futebol para ler durante o período de quarentena.

Confira a lista:

 

Como o Futebol Explica o Mundo (2004) — Franklin Foer

Neste clássico, Franklin Foer traz relatos da dimensão que o futebol tomou por todo o mundo, transformando-se no esporte mais popular do planeta. Foer ouviu diversos personagens das mais distintas origens e idiossincrasias para mostrar que o futebol também não é somente o jogo de 11 contra 11, mas que está inserido em um contexto social e político, sendo uma representação da sociedade ao seu redor.

Futebol & Guerra (2001) — Andy Dougan

O livro de Andy Dougan conta a história do Dínamo de Kiev após a invasão nazista à capital ucraniana. Com a ocupação das tropas de Hitler, a principal equipe do país foi desmanchada e muitos dos jogadores do Dínamo foram trabalhar em uma padaria. Nesse momento surgiu o FC Start, time formado pelos atletas que trabalhavam na padaria e que passou a fazer partidas de exibição para o povo de Kiev, uma estratégia pensada pelos nazistas para manter a população entretida ao ver o grande time da época jogar. O ponto alto da história é o jogo final dessas partidas de exibição, contra a Luftwaffe, a força aérea alemã, confronto que se tornou um símbolo da resistência ao nazismo.

Futebol ao Sol e à Sombra (1995) — Eduardo Galeano

Um dos mais relevantes autores sul-americanos, Eduardo Galeano viajou pela linha do tempo futebolística com relatos daquilo que viu, que ouviu e estudou. Com crônicas, o autor viajou sobre diversos temas do mundo da bola: grandes gols, grandes jogos, craques, Copas do Mundo e até sobre a morte.

A Pirâmide Invertida (2008) — Jonathan Wilson

Em A Pirâmide Invertida, o autor viaja por todos os períodos do futebol mundial através da história e da evolução da tática no esporte bretão. Nessa viagem no tempo, Jonathan Wilson explica conceitos práticas no futebol atual.

Escola Brasileira de Futebol (2018) — Paulo Vinicius Coelho

Escrito pelo conhecido jornalista PVC, o livro busca identificar o verdadeiro estilo brasileiro de jogar futebol. Nesse, o autor busca explicar o futebol Brasil e suas questões através da análise de diversos esquemas táticos utilizados por times consagrados e pela vitoriosa seleção brasileira, buscando entender como o futebol brasileiro evoluiu ao longo de décadas.

À Sombra de Gigantes (2018) — Leandro Vignoli

Neste livro, Leandro Vignoli relata sua viagem pela Europa, tendo destino o futebol. Ao invés de, como de costume, ver os grandes times europeus, o jornalista conheceu as torcidas dos times menores .

A Estrela Solitária: um brasileiro chamado Garrincha (1995) — Ruy Castro

A vida da grande estrela do Botafogo e da seleção brasileira nos anos 50 e 60 é retratada de uma forma descritiva e consideravelmente humana. Cada capítulo do livro é referente a um período da vida do jogador, começando com a vida de seus antepassados, passando pela sua infância e adolescência e posteriormente pelos seus tempos de jogador.

Guardiola Confidencial (2014) — Martí Perarnau

Para escrever esse livre, Martí Perarnau teve acesso à intimidade de Pep Guardiola, maior treinador do mundo nos últimos anos. O autor acessou ao vestiário de Guardiola, conversou com seus companheiros de trabalho e mergulhou em seus métodos. O livro relata desde a preparação até o desfecho da primeira temporada do técnico espanhol no Bayern de Munique, mostrando seus sucessos e também suas crises.

Febre de Bola (1992) — Nick Hornby

Neste livro, Nick Hornby conta como o amor pelos Arsenal guiou sua vida. Nele, o autor destaca como os Gunners se tornaram o refúgio das coisas ruins de sua vida. Hornby mistura diversos acontecimentos importantes da vida a jogos da equipe de Londres.

O Negro no Futebol Brasileiro (1947) — Mário Filho

Uma das grandes obras futebolísticas da história do nosso país, o livro viaja e explica o processo de entrada do negro no futebol brasileiro, um esporte originalmente branco. O autor investiga os primeiros movimentos de miscigenação que aconteceram nos clubes cariocas e as consequências disso para o próprio futebol e para a criação de uma identidade nacional.

Últimas do seu time