Em uma semana o Corinthians viu sua situação se complicar em duas competições diferentes. Derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-GO na Copa do Brasil e pelo mesmo placar pelo Flamengo na Libertadores, o Timão precisará vencer com uma vantagem de três gols de diferença para se classificar nos dois torneios. O problema é que essa diferença toda de gols não é comum no histórico corintiano recente.
Nos últimos 30 jogos do Timão, somando Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, a equipe de Vítor Pereira venceu por três gols de diferença ou mais uma única vez, foi na vitória por 4 a 0 sobre o Santos, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ampliando a amostragem para toda a temporada 2022, triunfos corintianos por três gols ou mais de vantagem só aconteceram em quatro oportunidades: além da goleada sobre o Santos por 4 a 0 na Copa do Brasil, o Timão venceu o São Bernardo por 3 a 0 no Paulistão em fevereiro; fez 5 a 0 sobre a Ponte também pelo estadual, em março; aplicou 3 a 0 sobre o Avaí pelo Brasileirão em abril.
Se vencer Atlético-GO e Flamengo por dois gols de diferença, o Corinthians consegue ao menos levar a decisão das vagas para os pênaltis. Embora seja mais comum no retrospecto recente do Timão, o placar aconteceu apenas cinco vezes em 2022: em abril, o Corinthians fez 3 a 1 sobre o Botafogo pelo Brasileiro; fez 2 a 0 sobre o Boca Juniors pela primeira fase da Libertadores ainda em abril; conseguiu fazer 2 a 0 sobre a Portuguesa-RJ pela Copa do Brasil em maio; aplicou 2 a 0 sobre o Juventude pelo Brasileiro em junho; e fez 3 a 1 sobre o Coritiba, novamente pelo Brasileiro, em julho.
Enquanto isso, do outro lado há equipes que precisam ser vazadas pelo Timão. No caso do Atlético-GO, o time do técnico Jorginho sofreu duas derrotas por três gols ou mais de diferença (4 a 1 para o Athletico e 4 a 1 para o Flamengo). No caso do Mengão, a tarefa corintiana deve ser ainda mais complicada, já que o Rubro-Negro Carioca não sofreu nenhuma derrota por essa diferença de gols em 2022, e foi derrota por dois gols de diferença apenas três vezes em toda a temporada.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
23/07/2019Em meio a turbulências, Palmeiras de Felipão testa status no mata-mata
23/07/2019E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
22/07/2019Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
22/07/2019Boca renovado e mudanças: como voltam rivais de brasileiros na Libertadores
22/07/2019