Flamengo é o clube mais prejudicado, com cinco jogadores convocados. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Flamengo é o clube mais prejudicado, com cinco jogadores convocados. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Disputada a partir do próximo domingo (13), a Copa América virou grande dor de cabeça para os clubes brasileiros. Marcada para terminar em  10 de julho, a competição Sul-Americana, que será sediada pelo Brasil, desfalcará as equipes do Brasileirão em até dez jogos (nove no Brasileiro e um na Copa do Brasil, para clubes que ainda seguem na competição.

Serão desfalcados durante a competição São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Grêmio e o Flamengo, que é quem tem o maior número de jogadores convocados: cinco.

No cenário mais positivo para os clubes, os atletas ficarão fora por quatro jogos. Isso acontecerá casos suas seleções acabem eliminadas ainda na primeira fase da Copa América, que vai até 24 de junho. Caso as seleções avancem até a grande final do torneio, os jogadores retornam aos clubes apenas depois da 11ª rodada do Brasileiro, e ainda podem perder o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Diante desse cenário, o Flamengo afirmou que vai acionar o STJD para tentar a paralisação do Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América . Em publicação nas redes sociais, o vice-presidente rubro-negro, Rodrigo Dunshee, o objetivo é que clubes e seleções não sejam prejudicados e que a medida manterá o equilíbrio do campeonato nacional.

Confira a lista de jogadores do Brasileirão convocados para a Copa América:

Brasil: Everton Ribeiro (Flamengo), Gabigol (Flamengo), Weverton (Palmeiras)

Uruguai: Vina (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo)

Equador: Arboleda (São Paulo) e Alan Franco (Atlético-MG)

Paraguai: Gustavo Gomez (Palmeiras), Piris da Mota (Flamengo) e Junior Alonso (Atlético-MG)

Chile: Vargas (Atlético-MG) e Isla (Flamengo), Carlos Palácios (Internacional), Pinares (Grêmio)

Venezuela: Otero (Corinthians) e Savarino (Atlético-MG)

Últimas do seu time