Capital Peruana receberá grande decisão do torneio continental. Foto: Conmebol/Divulgação

Capital Peruana receberá grande decisão do torneio continental. Foto: Conmebol/Divulgação

Fim da novela. Após longa reunião que contou com a presença de Flamengo e River Plate, a Conmebol definiu que a grande final da Copa Libertadores de 2019 será disputada no Estádio Monumental de Lima, no Peru, dia 23 de novembro, e não mais em Santiago.

A decisão foi tomada após o encontro que durou mais de seis horas na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. O encontro reuniu os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do River Plate, Rodolfo D Onofrio, além dos presidentes da CBF, Rogério Caboclo, e da AFA, Claudio Tapia.

Os protestos que tomaram conta do Chile levaram o grupo a decidir pela mudança no local do jogo, mantendo apenas a data já prevista.

Nos últimos dias, manifestantes chilenos chegaram a utilizar as redes sociais para convocar um protesto exatamente no dia da decisão, com o objetivo de cercar o estádio Nacional de Santiago, impedindo que a realização do jogo. A crise no Chile acendeu o sinal de alerta da Conmebol que decidiu convocar os clubes para tomar uma decisão em conjunto. Pesou contra o Chile ainda o fato do futebol no país ser paralisado por conta dos protestos, e o cancelamento de importantes eventos internacionais que aconteceriam na capital do país, como a COP-25 (Conferência do Clima) e a APEC (Cúpula da Aliança Ásia-Pacífico).

Últimas do seu time