Meia não se firmou no exterior. Foto: Aitor Alcalde/Getty Images/Via UOL

Meia não se firmou no exterior. Foto: Aitor Alcalde/Getty Images/Via UOL

A contratação de Paulo Henrique Ganso gerou euforia entre os torcedores do Fluminense, mas o aproveitamento do jogador em campo nas últimas temporadas recomenda uma dose de cautela.

Entre as suas passagens por Sevilla e Amiens, o camisa 10 atuou por 90 minutos em apenas nove partidas. Pelo clube espanhol, Ganso foi titular do início ao fim em sete ocasiões. Na equipe francesa foram dois jogos inteiros apenas. Foram sete gols marcados durante sua passagem pelo Velho Continente.

Como Ganso não entra em campo desde o dia 4 de dezembro de 2018 (derrota por 2 a 0 para o Monaco), o Tricolor entende que o jogador ainda precisa de um tempo de trabalho para atingir um estágio similar ao do restante do grupo. Um cronograma mais claro só deve começar a ser traçado a partir de quinta-feira, quando o meia deve ter seu primeiro contato com os novos companheiros.

A mobilização do torcedor dá o tom da esperança depositada no novo contratado, que chega às Laranjeiras com a missão de ser protagonista mais uma vez, posição que alcançou quando vestiu as camisas de Santos e São Paulo. Em busca de uma retomada na carreira, Ganso receberá não apenas a camisa 10, mas também a incumbência de liderar o time de Fernando Diniz.

A expectativa se justifica também pelos valores envolvidos no negócio, já que atleta terá aumentos progressivos em seus vencimentos e o total do contrato de cinco anos renderá a ele cerca de R$ 22,3 milhões, quantia esta que não leva em consideração benefícios como férias e 13º salário, por exemplo.

O ex-santista receberá um valor menor de agora até o meio do ano e terá um reajuste com duração até dezembro de 2020. A partir da temporada seguinte, um novo acréscimo será feito e este montante será pago até o último mês de vigência do trato.

Apesar de ser uma bolada aparentemente muito acima das possibilidades do clube, o Flu fez as contas com todo o cuidado que a negociação exigiu e concluiu que a contratação caberia no orçamento anual tricolor. Se divididos os salários mensais, Ganso receberá (em média) por mês algo considerado totalmente compatível a um jogador do seu tamanho. Terá o salário mais alto do elenco, mas sem enorme disparidade. Os holofotes, no entanto, estarão todos sobre ele.

Últimas do seu time