Jair e Aguirre contestados? Fotos: Daniel Vorley/AGIF e Marcello Zambrana/AGIF/Via UOL

Jair e Aguirre contestados? Fotos: Daniel Vorley/AGIF e Marcello Zambrana/AGIF/Via UOL

Não é exagero dizer que o duelo entre Corinthians e São Paulo pode definir o futuro de Jair Ventura e de Diego Aguirre. Além de toda a rivalidade que normalmente já está embutida em um clássico, a partida deste sábado, às 17h, na Arena, é essencial para apontar qual será a meta das equipes nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Caso o Corinthians ganhe - passará a somar 42 pontos -, o treinador poderá respirar muito mais aliviado por ver o time se distanciar da zona de rebaixamento para a Série B e ainda vislumbrará uma possibilidade de disputar, quem sabe, uma vaga na Pré-Libertadores.

Já o São Paulo sonha com a quebra do tabu de nunca ter superado o arquirrival em sua casa (são seis derrotas e dois empates), e com a classificação na fase de grupos do torneio continental - ao ganhar, o Tricolor paulista, hoje o quarto colocado, passará a ter 60 pontos e ficará mais longe do Grêmio, o quinto na tabela.

Apesar de as equipes viverem momentos diferentes no Brasileirão, a situação dos treinadores nos clubes é parecida. Jair foi contratado em setembro para ocupar a vaga de Osmar Loss. Com vínculo até o fim de 2019, ele até conseguiu algum prestígio por levar o time para a final da Copa do Brasil. No entanto, a equipe perdeu a decisão para o Cruzeiro e tem números abaixo do esperado. Até agora, ele atingiu apenas 33,3% de aproveitamento dos pontos. Por isso, não é de se estranhar que não esteja garantido no cargo para o próximo ano. Até o presidente do clube, Andrés Sanchez, já disse não ter certeza de que Jair vai permanecer no comando em 2019.

"Todos os treinadores do mundo não estão garantidos em 2019. Eu iria ficar mais preocupado se ele [presidente do Corinthians Andrés Sanchez] dissesse que estou prestigiado. Quando fala nisso, ou cai no mesmo dia, ou horas depois. Ele falou a verdade, tem os resultados. O Andrés está sempre aqui, ele é sincero, falou a verdade. Ele está vendo o dia a dia, tem o feedback do nosso trabalho. Os números não são bons, mas o trabalho está no início, sabíamos da dificuldade, não fujo das responsabilidades, números estão baixos, sim, mas é trabalhar", admitiu Jair.

Diego Aguirre chegou ao São Paulo em março deste ano. Indicado pelo superintendente de relações institucionais do clube, Diego Lugano, o uruguaio ganhou o respeito de todos no Morumbi no início do nacional. Na época em que o time assumiu a liderança da competição, era visto como um dos maiores responsáveis pelo sucesso da equipe e a grande dúvida era se o Tricolor iria conseguir renovar o seu contrato - que é válido só até o fim deste ano.

Porém, no segundo turno do Brasileirão, o São Paulo viu o seu rendimento despencar. A equipe que tinha 71,9% de aproveitamento dos pontos na primeira metade da competição, agora ganhou 41,03% dos pontos no returno. Desta maneira, caiu da liderança para a quarta posição na tabela. No momento, já há quem esteja insatisfeito com o treinador dentro do Morumbi e não queira a renovação do contrato. Aliás, segundo pessoas próximas, o próprio Aguirre não deseja continuar no cargo caso não conquiste um lugar na Libertadores.

O executivo de futebol do Tricolor, Raí, já saiu em defesa do treinador. "O resultado fala sobre o trabalho do Aguirre, não o resultado imediato de algumas semanas, mas sim desde que ele chegou aqui. A gente acredita muito no trabalho dele. Sem dúvida nenhuma foi o treinador que soube mexer com esse grupo várias vezes, não foi só quando chegou que o time cresceu. E no momento ruim da temporada ele e sua comissão vão saber como mexer com o grupo", afirmou o dirigente.

Ficha técnica
Corinthians x São Paulo

Campeonato Brasileiro - 33ª rodada

Data: 10 de novembro de 2018
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo dos Santos (PR)

Corinthians: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos; Ralf e Douglas (Araos); Pedrinho, Jadson e Romero; Danilo. Técnico: Jair Ventura.

São Paulo: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo (Edimar); Jucilei, Hudson e Diego Souza; Everton (Reinaldo), Gonzalo Carneiro e Liziero (Helinho). Técnico: Diego Aguirre.

Últimas do seu time