Clube de São Januário tem apenas 1% de chances de conseguir o acesso. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Clube de São Januário tem apenas 1% de chances de conseguir o acesso. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Ao que tudo indica, o torcedor vascaíno vai ter que amargar mais um ano na Série B do Campeonato Brasileiro. Após derrota por 1 a 0 diante do Guarani, na última quinta-feira (4), em jogo válido pela 33ª rodada do campeonato, o cruzmaltino viu suas probabilidades de acesso quase que zerar.

Com a derrota em Campinas, o Vasco, que já tinha poucas chances de subir antes do início da rodada (apenas 5%), viu suas probabilidades reduzirem ainda mais. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o clube de São Januário tem hoje apenas 1% de chances de conseguir uma vaga no G4 da Série B.

O Vasco é hoje o oitavo colocado da competição, com 47 pontos e está há sete pontos do Goiás, primeira equipe dentro do G4.

Além da equipe esmeraldina, estão no G4 hoje e estariam classificados para a Série A caso o campeonato terminasse hoje o Coritiba (99%), Botafogo (97%) e Avaí (80%). Acima do Vasco aparecem ainda o CRB (39%), Guarani e CSA (20% de chances de acesso cada um).

Nesse contexto, mesmo o técnico Fernando Diniz, que até tentou pregar um discurso otimista no clube após a derrota em Campinas, admitiu que o acesso hoje é improvável.

“Sentir, a gente sentiu mesmo, temos que sentir bastante, a dor, tristeza pelas duas derrotas, e por ter ficado mais difícil o acesso. Difícil não quer dizer impossível. A gente tem que pensar totalmente no próximo jogo contra o Botafogo e conseguir as próximas vitórias que a gente precisa. É muito anormal algumas coisas que aconteceram aqui, de maneira negativa. O pênalti do CRB (na verdade, Sampaio Correa, desperdiçado por Nenê), o número de defesas do goleiro naquele dia, hoje praticamente com a vitória na mão, jogamos melhor, controlamos boa parte do jogo. A gente, além de perder a chance da vitória com o pênalti, tomamos um gol de contra-ataque. Temos que acreditar até o final porque só assim temos a chance de reverter esse quadro”, disse o treinador após derrota para o Guarani.

Últimas do seu time