Gallo, que assumiu a seleção Sub-20 em janeiro de 2013, deixou os atacantes Gabriel, do Santos, e Gerson, do Fluminense, fora da lista do Mundial

Gallo, que assumiu a seleção Sub-20 em janeiro de 2013, deixou os atacantes Gabriel, do Santos, e Gerson, do Fluminense, fora da lista do Mundial

 saída de Gallo do comando da seleção sub-20 há menos de um mês do Mundial da Nova Zelândia pode estar ligada à lista de convocados para o Mundial, divulgada pelo treinador no último dia 29. A cúpula da CBF não confirma a relação da saída do antigo comandante com os nomes escolhidos, mas a demissão ocorreu alguns dias depois de o técnico definir o grupo brasileiro para o torneio.

Gilmar Rinaldi, coordenador técnico da seleção, ressaltou que a CBF não interfere nas convocações dos treinadores, mas admite que a decisão da troca no comando ocorreu após a divulgação da lista. E diz que para uma melhora no processo de integração nas seleções, é possível que próximas listas sejam debatidas com a cúpula.

"Não podemos interferir em nenhuma convocação. Quando ele (Gallo) fez a convocação, achamos que aí precisava mudar a direção. Não temos de julgar isso (a convocação). Não podemos tirar a autonomia do treinador. Temos a diretriz. O que a gente quer é que as próximas sejam discutidas", disse Rinaldi.

Gallo, que assumiu a seleção Sub-20 em janeiro de 2013, deixou os atacantes Gabriel, do Santos, e Gerson, do Fluminense, fora da lista do Mundial. O trabalho do técnico à frente do time foi bastante contestado após a má campanha no Sul-Americano deste ano, no Uruguai. O time brasileiro, apesar de garantir vaga no Mundial, terminou o hexagonal final na quarta posição, atrás de Argentina, Colômbia e Uruguai.

Erro e crítica

A troca no comando da seleção Sub-20 foi definida após uma reunião entre Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e Gilmar Rinaldi, coordenador técnico da seleção. O encontro, segundo Rinadi, ocorreu na quinta-feira de manhã, sem a presença de Dunga, que será o responsável pela equipe na Olimpíada 2016.

Gilmar admitiu que a decisão ocorrida oito dias depois da convocação para o Mundial seria criticada. "Eu reconheço: teria sido melhor antes, mas... Erramos no timing. O que não invalida de fazer. A gente sabia que seríamos criticados por isso, mas é melhor ter ação do que não ter. É melhor errar agindo do que esperar. A gente achou que tinha de tomar a decisão", afirmou.

Após a reunião com Del Nero, Gilmar comunicou a decisão a Dunga, horas depois. "A gente quer espelahra o que o Dunga faz na principal. O que era antes nao importa muito para nós", frisou Gilmar.

Gallo, por sua vez, foi comunicado nesta sexta-feira, em São Paulo. "A gente ia tentar trazer o Gallo para conversar pessoalmente, mas ele tava viajando. Chegamos a falar om ele por telefone na quarta. E aí depois, na quinta, achamos que era a hora de mudar um pouco o rumo", explicou.

De acordo com Rinaldi, Gallo entendeu a decisão e não mostrou abatimento. "Ele entendeu. Ele agradeceu ao presidente. Vida que segue. Conversamos na boa. falei que chegou ao fim o ciclo dele e ele entendeu. A reunião foi em São Paulo (sem o Marco Pollo). Foi uma conversa em alto nível", afirmou o coordenador.

A ideia da CBF é ter uma nova filosofia nas seleções. Todas as equipes, a partir de agora, terão o mesmo padrão. A definição da nova diretriz foi decidida por Del Nero.

Rogério Micalle irá comandar a seleção no Mundial, que será disputado entre os dias 30 de maio e 20 de junho. O treinador não irá mudar os nomes da convocação (no dia 1, a lista composta por 26 nomes, será fechada com 21 atletas).

"A autonomia total na Sub-20 é dele (Rogério Micalle). Ele vai chegar, conhecer o grupo e tomar as decisões. Mas a gente, assim que der, vai interagir com ele. Talvez até antes do Mundial, por telefone. Foi tudo muito rápido", finalizou.
 

Veja os convocados:

Goleiros

Marcos - Fluminense
Jean - Bahia
Georgimy - Cruzeiro
David - Criciúma

Zagueiros

Marlon - Fluminense
Lucas - São Paulo
Léo Pereira - Atlético Paranaense
Iago - Criciúma

Laterais

João Pedro - Palmeiras
Rodrigo - Coritiba
Caju - Santos
Jorge - Flamengo

Meio-campo

Danilo - Braga
Jaja - Flamengo
Mateus Biteco - Grêmio
Alef - Olimpique Marselha
Boschilla - São Paulo
Andreas Pereira - Manchester United
Gabriel Jesus - Palmeiras

Atacantes

Marcos Guilherme - Atlético Paranaense
Judivan - Cruzeiro
Kenedy - Fluminense
Yuri - Grêmio
Caio Rangel - Cagliari
Bruno Lopes - Criciúma
Jean Carlo - Real Madrid

Foto: UOL

Últimas do seu time