Reinaldo Varella e Gustavo Gugelmin preparam-se para prova na Rússia. No ano passado eles ficaram em 3º lugar

Reinaldo Varella e Gustavo Gugelmin preparam-se para prova na Rússia. No ano passado eles ficaram em 3º lugar

 A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin está enfrentando o frio russo para a abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country, na etapa Baja Rússia-Floresta do Norte, entre os dias 20 e 22 de fevereiro.

A competição, que reunirá representantes de 25 países, com mais de 50 duplas, será a segunda experiência da dupla, que no ano passado ficou no terceiro lugar.

"No ano passado competimos pela primeira vez na neve e conseguimos um ótimo terceiro lugar. Isto nos anima a pensar em um resultado ainda melhor, vimos que não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças", anima-se o piloto Reinaldo Varela, único brasileiro a conquistar dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (nos anos de 2001 e 2012).

A prova russa deste ano será próxima da Finlândia, a apenas cinco quilômetros da fronteira, com um trajeto de estradas mais largas em lugar dos pinheiros de reflorestamento, possibilitando maior velocidade aos competidores.

As especiais (cronometradas) contarão com mais de 150 quilômetros (mais de 350 no total), passando por florestas preservadas das regiões de Sortavala e Suojarvi, na província de Karelia.

"Estamos viajando mais cedo para fazermos um treino com a picape Toyota de 340 cavalos, já na região da prova, pra ver se a gente consegue alcançar um resultado mais pra frente, considerando que no ano passado ficamos num surpreendente terceiro lugar neste rally. Vai ser bacana", projeta o navegador Gustavo Gugelmin.

Os melhores resultados de Reinaldo Varela e seu navegador Gustavo Gugelmin em 2014, quando participaram de seis das 10 etapas do Mundial, foram dois terceiro lugares, justamente na abertura e no encerramento da temporada, na Rússia e em Portugal, respectivamente, dois quintos (Catar e Espanha), além de uma sétima e uma nona posições na Copa do Mundo de Rally Cross Country. E no final do ano tiveram o merecido reconhecimento da imprensa nacional e ganharam o Capacete de Ouro, na categoria Off-Road.

Depois da etapa na Rússia o certame segue pelas areias do Deserto Challenge, em Abu Dhabi, entre 27 de março e 02 de abril. No total, serão disputadas 11 etapas.

Foto: Marian Chytka/Divulgação

Calendário da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country 2015:
20 a 22/2 - Baja Rússia - Floresta do Norte
27/3 a 02/4 - Abu Dhabi Desert Challenge
19 a 24/4 - Sealine Cross Country Rally (Catar)
10 a 17/5 - Rali dos Faraós (Egito)
28/5 a 02/6 - Rali da Tunísia
18 a 21/6 - Baja da Itália
24 a 26/7 - Baja da Espanha
13 a 16/8 - Baja da Hungria
27 a 30/8 - Baja da Polônia
03 a 09/11 - Rali do Marrocos
22 a 24/10 - Baja Portalegre 500 - Portugal

Últimas do seu time