Do UOL, em São Paulo
O sonho do São Paulo de conquistar pela primeira vez a Copa do Brasil acabou. Hoje, na Fonte Nova, em Salvador, o Bahia derrotou com o Tricolor paulista por 1 a 0. O gol foi marcado no segundo tempo por Ernando para os donos da casa. Como havia vencido o primeiro duelo das oitavas de final, em pleno Morumbi, por 1 a 0, o Bahia atuou com a vantagem do empate - e ainda assim, não abdicou do ataque.
As quartas de final serão disputadas apenas depois da Copa América. Já o São Paulo só disputará o Campeonato Brasileiro até o fim da temporada. As duas equipes voltam a jogar neste fim de semana pela sétima rodada do Brasileirão. Em busca da recuperação no torneio após a derrota no clássico com o Corinthians, o São Paulo recebe o Cruzeiro neste domingo, no Pacaembu. Já o time baiano encara o Grêmio, no sábado, no Pituaçu.
Sem contar com Antony, que está com a seleção brasileira olímpica, Cuca mudou a escalação do time e ousou. O treinador colocou Hernanes e Helinho, no lugar de Pato, entre os titulares. As alterações, porém, não surtiram o efeito esperado. No segundo tempo, o badalado atacante entrou no lugar de Everton, que passou mal. Já o Bahia foi mais objetivo e foi premiado com o gol de Ernando.
Quem foi bem
Ernando acabou sendo o destaque positivo do Bahia. O jogador mostrou eficiência no desarme e ainda apareceu como opção nos contra-ataques, tanto que fez o seu gol.
Quem foi mal
A equipe do São Paulo teve uma atuação abaixo do esperado e ficou até difícil para escolher quem foi o pior. Hernanes, de quem a torcida tem muita expectativa, cobrou um escanteio bisonho no primeiro tempo e pouco criou. Mas Reinaldo também parecia nervoso e teve muita dificuldade para marcar.
Pato começa no banco e Helinho entre os titulares
Cuca surpreendeu na hora de montar a equipe. Sem contar com Antony, que está com a seleção olímpica, o treinador mexeu no time. Uma novidade foi a entrada de Helinho. Porém, o que chamou a atenção foi a ausência de Pato, que estava entre os reservas.
Partida de Helinho tem chapéu e bola no travessão
Escolhido por Cuca para substituir Alexandre Pato, Helinho correu muito durante a partida. O jogador tentou ajudar na defesa, levou um chapéu do adversário, mas deu trabalho no ataque. Aos 35 minutos do primeiro tempo, ao pegar o rebote, ele arriscou um chute de fora da área e acertou o travessão. No segundo tempo, quando o time perdia por 1 a 0, ele saiu para dar lugar para Nenê.
Desempenho do São Paulo
No início do confronto, o Tricolor paulista teve dificuldade segurar o adversário e também não levava perigo ao gol adversário no primeiro tempo. A exceção ficou por conta do chute de Helinho, que parou no travessão, e a uma cabeçada de Arboleda, no fim da primeira etapa. Cuca mexeu no time e tentou dar mais força ao ataque, mas o time ainda sofria com os contra-ataques e levou o gol de Ernando.
Desempenho do Bahia
Apesar de ter a vantagem do empate, o Bahia não abriu mão de buscar o ataque. Desde os primeiros minutos, a equipe soube controlar as ações e chegou com perigo ao gol de Tiago Volpi. Os chutes de fora da área também eram uma opção para os donos da casa. Na etapa final, os baianos passaram a apostar mais nos contra-ataques e conseguiram alcançar o objetivo. Ernando, após jogada em velocidade de Artur, abriu o placar.
Cronologia do jogo
Empolgado com a festa da torcida, o Bahia partiu para o ataque logo no início. De cara, no primeiro minuto, os donos da casa assustaram os visitantes com Artur, que bateu a bola cruzada na área. O Tricolor baiano ficou perto de abrir o placar aos 21, quando Gilberto foi bloqueado. Pelo lado dos visitantes, a melhor chance foi com o chute de Helinho, que acertou o travessão, aos 35.
Com a entrada de Pato, o São Paulo até parecia melhorar no segundo tempo. Mas nos contragolpes o Bahia era quem levava mais perigo. E justamente em uma jogada de alta velocidade, os donos da casa fizeram. Artur puxou a bola e tocou para Ernando, que chutou na saída de Tiago Volpi, aos 8 minutos. Nervoso, o Tricolor paulista permitiu que o ataque adversário criasse outras oportunidades. Para piorar ainda mais a situação, Arboleda foi expulso aos 41 minutos, por falta cometida em Fernandão, em lance que foi revisado ainda pelo VAR.
Everton passa mal
Everton sofreu uma pancada na cabeça e foi levado ao hospital A reportagem da Rede Globo afirmou que o atacante do São Paulo foi levado ao hospital após sentir náuseas no vestiário ao fim da primeira etapa. O lance aconteceu aos 22 minutos do primeiro tempo, em disputa com o lateral direito do Bahia, Nino Paraíba.
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Defesa santista mantém alto nível e é peça-chave na luta pelo título
14/07/2019Palmeiras empresta zagueiro ao Bahia até o final da temporada
03/07/2019Jorginho Cantinflas revela convite para coordenar seleções de base
01/07/2019Bahia vence mais uma vez e elimina o São Paulo da Copa do Brasil
29/05/2019Acidente com ônibus do Bahia sub-15 deixa dois mortos e dez feridos
04/05/2019