Ricardo Oliveira, durante partida entre Atlético-MG e Danubio

Ricardo Oliveira, durante partida entre Atlético-MG e Danubio

Enrico Bruno e Thiago Fernandes
Do UOL, em Belo Horizonte

O Atlético-MG venceu o Danubio, do Uruguai, por 3 a 2 na noite desta terça-feira (12), no estádio Independência, e está classificado para a terceira fase da Copa Libertadores da América. Luan e Ricardo Oliveira (duas vezes) marcaram os gols do Galo. Grössmuller e Pablo Siles diminuíram para o visitante.

O time mineiro assegura a vaga na próxima fase devido à soma dos placares. No jogo de ida, ocorrido em Montevidéu, os times empataram em 2-2.

Agora, o Galo aguarda o vencedor do jogo entre Barcelona de Guayaquil, do Equador, e Defensor Sporting, do Uruguai, para saber quem será o seu adversário.

O melhor: Cazares participa de todos os gols do Atlético-MG

O meia-atacante foi o grande nome da partida disputada no estádio Independência. Ele participou de todos os lances de gol do time comandado por Levir Culpi. O camisa 10 chutou no lance do rebote concedido por Cristóforo e que culminou em gol de Luan. Ele deu passe para Ricardo Oliveira sofrer o pênalti, convertido pelo próprio camisa 9, e também foi o responsável pela assistência que gerou o segundo gol do centroavante no confronto.

O pior: Cristóforo comete falha decisiva para classificação do Galo

Principal nome da partida de ida da segunda fase da Copa Libertadores da América, o goleiro Cristóforo não fez uma partida tão convincente nesta terça-feira na Arena Independência. Ele cometeu um erro crucial para o resultado obtido pelos mineiros. O goleiro rebateu um chute de Juan Cazares, e Luan estufou a rede na sequência.

Luan não marcava pelo Atlético-MG em Libertadores desde 2013

Luan balançou a rede do Danubio aos 14 minutos do primeiro tempo após um rebote de Cristóforo em finalização de Juan Cazares. Este foi o primeiro gol do atacante em jogos de Libertadores pelo Atlético desde as quartas de final disputada em 2013. Ele fez um dos gols no empate em 2 a 2 com o Tijuana, do México, no jogo de ida daquela fase. Desde então, o Galo jogou o torneio em mais cinco oportunidades e o atleta não havia estufado as redes adversárias.

Ricardo Oliveira ultrapassa Pelé e Robinho na artilharia da Libertadores

Em momento iluminado, Ricardo Oliveira foi fundamental para a classificação do Atlético à terceira fase da Libertadores. O centroavante de 38 anos fez quatro dos cinco gols do Galo nos confrontos contra o Danubio pela segunda fase do torneio e ultrapassou nomes importantes, como Pelé e Robinho na lista de artilheiros brasileiros do torneio. Ele contabiliza 18 gols ao todo, mesmo número de Tita e Marcelinho Carioca. O atacante de 38 anos já superou nomes como Pelé e Robinho, que têm 17 cada, e Zico e Jardel, com 16 cada.

Pênalti cometido por Patric recoloca o Danubio na disputa

Um vacilo do lateral direito Patric foi o suficiente para recolocar o Danubio na briga pela classificação para a terceira fase da Libertadores. O camisa 2 derrubou Leandro Onetto na área do Galo e deu a chance de Grossmüller diminuir o marcador. O atacante cobrou de forma perfeita para deixar a sua marca no confronto.

Pablo Siles marca golaço no Independência e dá susto no Atlético

Mesmo depois do gol de pênalti no fim do primeiro tempo, tudo parecia resolvido para o Galo. No entanto, não foi bem assim que aconteceu. Uma finalização de Pablo Siles de muito longe fez o Danubio voltar a sonhar com a classificação na Copa Libertadores. O volante Pablo Siles bateu firme, e Victor não teve chances de fazer a defesa.

América-MG tem nome encoberto, mas Atlético-MG ajuda rival com Conmebol

O regulamento da Conmebol impede que haja publicidade ou o nome de qualquer equipe que esteja fora competição vigente durante a transmissão de um jogo. Como o Galo utiliza o estádio Independência, propriedade do América-MG, há o nome e o escudo do clube em ao menos seis partes visíveis durante uma transmissão de partida no local. Todos os nomes e símbolos que fazem menção ao clube foram tapados pela Conmebol, entidade que organiza o torneio. No entanto, o Coelho conseguiu mudar o panorama minutos antes de iniciar o confronto e contou com auxílio do rival mineiro para isso.

Foto: Pedro Vale/AGIF (via Uol)

Últimas do seu time