Final do Campeonato Paulista coloca melhor ataque contra defesa menos vazada frente a frente

Final do Campeonato Paulista coloca melhor ataque contra defesa menos vazada frente a frente

Contrariando todos os prognósticos dos palpiteiros de plantão, inclusive nós, jornalistas esportivos, um time do interior deu as caras, aprontou das suas e faz a final do Campeonato Paulista contra um time grande.

Santos e Ituano começam a disputar nos próximos dois domingos na casa sagrada do futebol paulista, Pacaembu, o Paulistão. Mais que um confronto entre dinheiro e futebol, o encontro marca antagonismos nos estilos de jogar de cada um.

Ofensivo, com cinco jogadores que formam um poderoso ataque que balançou as redes 39 vezes na primeira fase, o Santos de Oswaldo de Oliveira mostra o futebol mais vistoso e alegre até agora. Quatro equipes tiveram que buscar a bola nas redes por cinco vezes: Corinthians, Botafogo, Bragantino e Mogi Mirim provaram do veneno santista.

Ao mesmo tempo a defesa ficou exposta, e contra o Penapolense experimentou do próprio remédio: goleada por 4 x 1 e única derrota na primeira fase. Diante do Rio Claro, um suado empate por 3 x 3.

O Ituano de forma perspicaz aproveitou-se das intempéries do Corinthians no estadual, com uma insultuosa sequência e seis jogos sem vencer, e carimbou passaporte para as quartas de final. A disciplinada defesa montada e treinada pelo técnico Doriva, vazada apenas dez vezes até o momento, deixou pelo meio do caminho Botafogo e Palmeiras, ambos diante de suas torcidas.

Na terceira rodada, o Santos sofreu para vencer o Ituano no Novelli Júnior por 1 x 0, gol de Cícero. A história agora é diferente. O time de Itu vem empolgado por ter tirado o Palmeiras. O Santos aposta em seu arsenal ofensivo contra a melhor defesa, que não sofreu gols nas duas fases anteriores. Oswaldo de Oliveira e Doriva têm um nó complicado para desenlaçar.

Seis vezes Santos

Santos chega a sexta final consecutiva de Campeonato Paulista. Desde 2009 coloca o nome na decisão. Foram três títulos seguidos entre 2010 e 2011. Vice em 2009 e 2013. Segundo final contra time do interior. Em 2012, superou o Guarani.

Tentando o bi

Ituano tenta ser o melhor do estado pela segunda vez. O Galo de Itu foi campeão em 2002 quando os quatro grandes preferiram disputar o Rio-São Paulo.

Marcos Araújo
www.prosaesportiva.wordpress.com

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/colunistas/colunas/marcos-araujo/todas.html

No Twiiter: @marcosmarcao

Foto: UOL

Últimas do seu time