Depois de se classificar nas provas de kart, a brasileira vai guiar carro de F-4. Foto: FIA/Divulgação

Depois de se classificar nas provas de kart, a brasileira vai guiar carro de F-4. Foto: FIA/Divulgação

A brasileira Antonella Bassani, de 15 anos, se qualificou para a próxima fase do FIA Girls on Track – Rising Stars, processo seletivo da entidade máxima do automobilismo mundial em parceria com a Ferrari Driver Academy, que acontece no circuito francês de Paul Ricard.

Antonella, que na edição passada da seletiva (em 2020) ficou entre as quatro finalistas, avançou após participar de palestras, treinos e corridas de kart, e a partir desta terça-feira (26) estará no cockpit de um carro de Fórmula 4 para dar prosseguimento no programa. Ela estará na disputa com outras sete pilotas.

“Estou muito feliz em conquistar minha vaga na próxima fase do FIA Girls On Track. Sigo bem focada e dando meu máximo por essa oportunidade. Amanhã será o momento de acelerar no Fórmula 4 e estou muito animada. Acredito que minha experiência prévia, toda a bagagem e os aprendizados do meu intercâmbio nos Estados Unidos estão me ajudando bastante na integração com todos aqui e também a evoluir em várias  frentes”, destacou a pilota que é natural de Concórdia, interior de Santa Catarina distante 450 quilômetros da capital Florianópolis.

A outra brasileira inscrita na seletiva, a paulistana Julia Ayoub, também avançou à próxima fase da seletiva. Ela, a exemplo de Antonella, também chegou à decisão do evento no ano passado, entre as quatro melhores.

Antonella Bassani garantiu passagem à próxima fase da seletiva após provas de kart em Paul Ricard. Foto: FIA/Divulgação

FORMATO DA SELETIVA DA FIA EM PAUL RICARD

Segundo a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foram encaminhadas à entidade 71 inscrições de 28 países das ASNs globais (Confederações de Automobilismo de todo o mundo). Adotando os mesmos moldes de 2020, as autoridades desportivas mundiais da FIA foram convidadas a nomear suas pilotas mais talentosas. O FIA Women in Motorsport Commission´s Detection Cell selecionou 28 delas, sendo 14 em cada categoria (Júnior e Sênior). 

PREMIAÇÃO

O programa vai premiar as duas vencedoras, uma de cada categoria: Júnior e Sênior, da seguinte forma: ao final da eliminatória, a vencedora na categoria Sênior será premiada com a participação em uma temporada da Fórmula 4, como foi com a pilota Maya Weug, atual vencedora da seletiva e que está correndo com o time Iron Lynx, projeto criado e liderado por Débora Mayer. Já a pilota selecionada na categoria Júnior participará de uma temporada internacional de kart com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.

A divisão da premiação, por categorias, sendo a Júnior para as pilotas nascidas entre 01/04/2007 e 31/12/2010, e a Sênior para aquelas que nasceram entre 01/01/2005 e 31/03/2007, é uma das novidades desta segunda edição do programa, que no ano passado foi realizado de forma unificado 

      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time