Com 11 contratações em 2019, técnico argentino quer mais e questiona o presidente Perez

Com 11 contratações em 2019, técnico argentino quer mais e questiona o presidente Perez

Intenso, inquieto, workaholic, sempre em busca da excelência em tudo que faz, Jorge Sampaoli tem sido uma pedra no sapato do presidente santista José Carlos Perez. Irritado com alguns pontos dentro do clube da Vila Belmiro, o treinador argentino não pensa duas vezes para cobrar o mandatário alvinegro, fato que inclusive tem desgastado a relação entre os dois.

Conforme publicado pelo repórter Lucas Musetti, da Gazeta Esportiva na última terça-feira (9), Sampaoli enviou um e-mail para a direção santista com uma série de queixas: o argentino cobrou Perez sobre atraso de três meses no pagamento de direitos de imagem, partidas fora da Vila Belmiro, falta do pagamento de premiação por alguns jogos do Brasileirão e falta de reforços durante a pausa para a Copa América –especialmente após a saída do volante Jean Lucas. 

De todos os itens levantados por Sampaoli no e-mail, que inclusive foi confirmado por Perez, em apenas um o argentino pode ser questionado. Atrasos no pagamento de direitos de imagens e o não pagamento do chamado “bicho” após os jogos são inquestionáveis, são compromissos do clube para com seus profissionais e o que foi combinado deve ser cumprido. Atuar mais vezes na Via Belmiro e menos no Pacaembu cabe certa discussão, mas é evidente o quão forte o Peixe é quando joga em Santos (sem contar os muitos prejuízos que o clube levou ao atuar no Pacaembu em 2019). Sobra então a queixa por mais reforços e é nesse item que Perez pode questionar o treinador.

Em sete meses de clube Sampaoli já conhece a realidade santista. A situação financeira não é das melhores, ainda assim a direção contratou jogadores em todas as posições pedidas pelo técnico. Mais do que isso, para atender aos pedidos de Sampaoli, o Santos em 2019 só não contratou mais do que o time de 2006, como foi destaco pelo perfil de Roberto Suehiro no Twitter. Nesta temporada o Peixe totalizou até o momento 11 contratações; em 2006, comandado por Vanderlei Luxemburgo e presidido por Marcelo Teixeira , o alvinegro buscou 21 reforços (13 reforços no começo do ano e mais 8 no decorrer da temporada).

Na oportunidade, os principais reforços da equipe foram Zé Roberto, vindo do Bayern de Munique, Fábio Costa, saindo do Corinthians, e Maldonado, então do Cruzeiro. Para 2019, Perez foi buscar Everson, Felipe Aguilar, Jorge ,Felipe Jonatan, Jobson, Jean Lucas (que já deixou o elenco), Cueva, Soteldo, Marinho, Uribe e mais recentemente Evandro (vindo do Hull City-ING). Contratações de bom nível que verdadeiramente fortaleceram o plantel alvinegro.

É claro que o elenco santista pode melhorar, mas é inegável que o clube foi além do que se esperava no mercado. Perder Jean Lucas foi um duro golpe para a equipe da Vila, o jovem volante vinha se firmando como peça importante no meio-campo alvinegro, mas nesse momento parece difícil que a direção invista um bom dinheiro numa peça de reposição.

Fato é que, ao seu modo e seu tempo, José Carlos Perez conseguiu atender praticamente todos os pedidos de Sampaoli. É natural que o treinador queira um elenco mais forte a cada dia, mas o Peixe trabalha com um orçamento quase que no limite. Ao contrário daquela temporada de 2006, em 2019 o Peixe buscou muita qualidade no mercado. Nomes como Aguilar, Everson, Soteldo agregam bom nível técnico ao time (Aguilar, inclusive, parece titular absoluto da equipe) e devem dar retorno financeiro ao clube já que são jovens e com excelente potencial de venda futura. Jorge foi um achado no mercado e, mesmo com data para deixar o clube, é um lateral acima da média do futebol brasileiro e seguirá sendo muito útil. Marinho e Uribe são duas boas opções para o setor ofensivo e dão conta do recado. Sampaoli quer mais, óbvio. E qual treinador não quer? A grande questão é que nessa temporada , embora as contratações tenham sido bem feitas, o clube parece não ter muito mais opção de investimentos.

 

Foto: Santos/Divulgação

Últimas do seu time