Há exatos 30 anos, na noite de 31 de agosto de 1994, a equipe argentina do Vélez Sarsfield conquistava o título da Copa Libertadores da América, primeiro e único do clube até hoje, impedindo o tricampeonato consecutivo do São Paulo em pleno Morumbi.
Depois de vencer o Tricolor por 1 a 0 em Buenos Aires, tento marcado por Asad aos 35 minutos do primeiro tempo, o Vélez, que era treinado por Carlos Bianchi, chegou à capital paulista precisando de um empate para levantar o troféu da Libertadores, mas Müller, aos 33 minutos da etapa inicial marcou o o único gol da partida decisiva, cobrando pênalti que havia sido sofrido por Euller, o que levou à disputa para as penalidades máximas.
Então sob o comando de Telê Santana (1931-2006), o São Paulo desperdiçou sua primeira cobrança, com Palhinha, que bateu fraco e longe do canto esquerdo, rasteiro, facilitando a vida do goleiro paraguaio Chilavert. Antes, Trotta convertera para a equipe argentina, vencendo Zetti, o goleiro tricolor.
Dali para frente o São Paulo não perdeu mais nenhuma cobrança (André Luiz, Müller e Euller), mas o Vélez também converteu todas as suas, com Chilavert, Zandoná, Almandoz e Pompei, e o placar final nas cobranças ficou em 5 a 3 para o time argentino.
DEPOIS, O MUNDIAL DE CLUBES...
Chegando como zebra no Mundial de Clubes, o Vélez Sarsfield surpreendeu a equipe italiana do Milan (comandada pelo treinador Fabio Capello) por 2 a 0, gols de Trotta e Asad, em jornada inspirada do goleiro Chilavert.
O São Paulo somente voltaria a vencer a Libertadores 11 anos depois, em 2005, superando o Atlético Paranaense (à época a grafia para o clube era sem a letra "h"), e também naquele ano conquistaria o Mundial de Clubes pela última vez, derrotando os ingleses do Liverpool por 1 a 0, gol de Mineiro.
ABAIXO, VÍDEO DA TV GLOBO COM O GOL DE MÜLLER PARA O SÃO PAULO E A DISPUTA POR PÊNALTIS NA DECISÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 1994, DISPUTADA EM 31 DE AGOSTO DAQUELE ANO. A NARRAÇÃO É DE JOSÉ SILVÉRIO, ENTÃO NA RÁDIO JOVEM PAN-AM
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Ribeirãopretano
14/01/2025Achados & Perdidos: Saiba como foi a linda homenagem de Fiori Gigliotti a Milton Neves em 2004
14/01/2025Mortadela Brasil celebra seus 20 anos e lança uma casa parceira: o bar e restaurante MB Itália
14/01/2025Ídolo alvinegro, o saudoso artilheiro Baltazar nascia há 99 anos
14/01/2025Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 45 anos
13/01/2025