Partida teve gol anulado e pênalti não marcado para o Palmeiras. Atual técnico corintiano marcou gol

Partida teve gol anulado e pênalti não marcado para o Palmeiras. Atual técnico corintiano marcou gol

Há exatamente 30 anos, em 24 de agosto de 1986, os torcedores do Palmeiras que estiveram no Morumbi para o confronto com o Corinthians testemunharam uma atuação desastrosa do árbitro Ulisses Tavares da Silva Filho.

Na primeira etapa, Vágner Bacharel (falecido em 20 de abril de 1990), marcou um gol legal de cabeça, no canto esquerdo baixo de Carlos, mas o árbitro anulou, alegando impedimento do zagueiro.

No segundo tempo, outro lance polêmico, quando o centroavante Mirandinha (que havia entrado no lugar de Edmar),  chutou e a bola passou por Carlos. O gol estava desenhado, mas o zagueiro Edivaldo, na pequena área, desviou a bola com a mão. Um pênalti claro que não foi marcado.

O jogo caminhava para um empate em 0 a 0, mas aos 41 minutos, Cristóvão, hoje técnico do Corinthians, marcou o gol que deu a vitória à equipe de Parque São Jorge. Os palmeirenses alegaram que o lateral Edson, que disputou a jogada inicialmente, estava impedido. Porém, é possível observar que sua posição era legal.

Se aquele jogo teve um sabor amargo para os palmeirenses, a final do Campeonato Paulista de 1986 foi ainda mais difícil de ser digerida, com a derrota para a Internacional de Limeira, que levantou o caneco em 3 de setembro, em pleno Morumbi.

A Inter do técnico Pepe venceu o Palmeiras dirigido por Carbone por 2 a 1. O saudoso Kita abriu o placar para o time do interior e Tato marcou o segundo. Vágner Bacharel descontou para o Palmeiras.

O Corinthians, que em 1986 foi dirigido por Rubens Minelli, chegou à semifinal do Paulistão mas foi eliminado pelo próprio Palmeiras. Venceu a primeira partida por 1 a 0 e perdeu a segunda por 3 a 0. A Inter de Limeira foi à final após duas vitórias sobre o Santos (2 a 0 e 2 a 1).

ABAIXO, OS LANCES POLÊMICOS E O GOL DE CRISTÓVÃO NA VITÓRIA DO CORINTHIANS SOBRE O PALMEIRAS EM 24 DE AGOSTO DE 1986, NO MORUMBI

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Corinthians 1 X 0 Palmeiras (24/08/1986)

Estádio: Morumbi
Árbitro: Ulisses Tavares da Silva Filho
Renda: Cz$ 2.829.050,00
Público: 95.759
Gol: Cristóvão Borges, aos 41 minutos do segundo tempo
Expulsão: Edu Manga

Corinthians: Carlos, Edivaldo, Pinella e Jacenir; Biro-Biro, Wilson Mano e Casagrande; Cacau, Lima (Cristóvão) e João Paulo (Márcio). Técnico: Rubens Minelli.

Palmeiras: Martorelli, Diogo, Vágner Bacharel, Márcio e Denys; Lino, Mendonça (Gérson Caçapa) e Edu Manga; Jorginho, Edmar (Mirandinha) e Éder. Técnico: Carbone.

Informações sobre a ficha técnica do jogo: Almanaque do Timão e Almanaque do Palmeiras, ambos de Celso Unzelte

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE CRISTÓVÃO BORGES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Últimas do seu time