Ex-lateral teve recente passagem treinando a equipe alvinegra. Foto: Divulgação

Ex-lateral teve recente passagem treinando a equipe alvinegra. Foto: Divulgação

Há 25 anos a situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro era muito diferente em relação a que vive atualmente, com sua consistente campanha que o coloca na vice-liderança do certame, apenas um ponto atrás do Palmeiras.

MAS EM 1997...

Depois de levantar o troféu do Paulistão de 1997, no Brasileirão que veio na sequência, a equipe alvinegra terminou em 17º lugar (o Vasco foi o campeão), mas, ainda assim, exatamente em 13 de julho de 1997 a pequena torcida que foi ao Pacaembu (5.154 espectadores) viu a o time comandado por Nelsinho Baptista derrotar o Juventude por 1 a 0, gol do centroavante Mirandinha.

A partida também marcou um momento marcante para o ex-lateral Sylvinho, que recentemente trabalhou como treinador do Corinthians.

Ele vestia a camisa corintiana pela 150ª vez.

Sylvio Mendes Campos Júnior, o Sylvinho, foi revelado nas categorias de base do clube de Parque São Jorge, onde atuou entre 1994 e 1999, e teve longa carreira no futebol internacional, com passagens por Arsenal (Inglaterra), os espanhóis Celta de Vigo e Barcelona e o inglês Manchester City, onde encerrou sua carreira, em 2010. Entre suas conquistas, levantou por duas vezes o troféu da Liga dos Campeões da Europa, ambas pelo Barcelona, nas temporadas 2005/2006 e 2008/2009. 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SYLVINHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?". 

O JOGO 150 DE SYLVINHO PELO CORINTHIANS...

Sylvinho foi um dos 11 titulares do Corinthians de Nelsinho Baptista contra a equipe gaúcha do Juventude. A equipe alvinegra jogou com Ronaldo, Fábio Augusto, Antônio Carlos, Henrique e Sylvinho. Gilmar Fubá (1975-2021), Romeu, Donizete e Souza. Mirandinha e Agnaldo (Marco Aurélio). 

O gol de Mirandinha, que deu a vitória ao Alvinegro aconteceu aos 9 minutos da etapa final.

ABAIXO, PARA HOMENAGER SYLVINHO, UM BELO GOL QUE ELE FEZ QUANDO ERA LATERAL ESQUERDO DO MANCHESTER CITY, DIANTE DO SEU EX-CLUBE, O BARCELONA

Elenco do Corinthians de 1996: primeira fileira de cima, da esquerda para a direita: Villamayor, Sylvinho, Célio Silva, Gino, Fabinho, André Santos, Gilmar Fubá, Willian e Tupãnzinho. Na fileira intermediária, da esquerda para a direita: Caco Espinosa,André, Pirulito, Alexandre Lopes, Wilson Macarrão, Maurício, Ronaldo, Nei, Bernardo, Cris e Aguinaldo Moreira. Na fileira de baixo, da esquerda para a direita, Vinícius, Marcelinho Carioca, Anderson, Souza, Mário Travaglini, Valdyr Espinosa, Dr.Renato Lotuffo, Tinga, Henrique e Alcindo. Todos jogadores reconhecidos com a atenção e a benevolência de Ronaldo Giovanelli com a reportagem do Portal Terceiro Tempo. Crédito da foto: enviada por Roberto Diogo.


Da esquerda para a direita, Sylvinho, Ricardinho, Márcio Costa (de costa) e Amaral. Imagem: Revista Placar


Veja o são-paulino Zé Carlos enfrentando o lateral corintiano Silvinho, na final do Campeonato Paulista, em 10 de maio de 1998, onde o Tricolor Paulista sagrou-se campeão ao vencer o Timão por 3 a 1.


Em pé, da esquerda para a direita: o segundo é Antônio Melo é o segundo, seguido por Maurício, Márcio Costa, PC Gusmão, Nei, Gamarra, Batata, Silvinho, Rincón e Cris. Agachados: Dinei, Amaral, Mirandinha, Didi, Rodrigo, Vampeta, Índio, Ricardinho, Marcelinho e Edílson. Foto: Reprodução


Em pé: Célio Silva, Carlos Roberto, André Santos , Bernardo, Zé Elias e Ronaldo; Agachado: Silvinho, Edmundo, Marcelinho Carioca, um jogador não identificado e Souza. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.


Na foto estão Euller, Zé Elias e Silvinho. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.


Em pé: Toninho, Bernardo, Célio Silva, Henrique, André Santos , Ronaldo e Agnaldo. Agachados: Silvinho, Marcelinho Carioca, Zé Elias, Marques, Viola e Souza. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.


Da esquerda para a direita estão Zé Elias, Henrique, Silvinho, Gilmar Fubá e Marcelinho Carioca. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.


O lateral-esquerdo vestindo a camisa do Manchester City, em 2010. Foto: Site oficial


Equipe do Barcelona em turnê de jogos pelo Japão. Em pé, da esquerda para a direita: Gabri, Rafa Marques, Van Bommel, Oleguer, Valdés e Eto´o. Agachados, da esquerda para a direita: Sylvinho, Iniesta, Giuly, Thiago Motta e Ronaldinho. Foto: Site oficial


Sylvinho observa atentamente os passos de Cristiano Ronaldo, o português bom de bola. Foto: iG/AFP


Sylvinho é erguido pelos colegas após mais um título pelo Barça. Foto: iG/AFP


O lateral-esquerdo fala para a imprensa espanhola. Foto: iG/AFP


Sylvinho levanta a taça da Liga dos Campeões da UEFA, título conquistado em 2006. Foto: iG/AFP


Sylvinho fez sucesso na Terra da Rainha. Atuando no Arsenal, foi campeão nacional invicto, um título de muita expressão em seu currículo vencedor. Foto: iG/AFP


Em 31 de agosto de 2021, comandando treino no CT Joaquim Grava, do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians


Em 25 de maio de 2021, durante sua apresentação oficial como treinador do Corinthians. Foto: Reprodução/Corinthians TV


Dois momentos de Sylvinho


Sylvinho e Deco em 23 de julho de 2020. Foto: arquivo pessoal de Sylvinho


Durante vídeo que gravou, em 23 de maio de 2021, um dia após ser anunciado como treinador do Corinthians. Foto: Reprodução


Relíquia: veja Sylvinho, à esquerda, nos anos 80, quando jogava futebol de salão em São Paulo. Foto: Sarkis

Últimas do seu time