O atacante palmeirense disputa a bola com o zagueiro Arlindo. Atrás, à esquerda, Gérson. Foto: Reprodução

O atacante palmeirense disputa a bola com o zagueiro Arlindo. Atrás, à esquerda, Gérson. Foto: Reprodução

Hoje, 11 de maio de 2025, a Arena Barueri recebe um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro, o "Choque-Rei", confronto que reúne os gigantes Palmeiras e São Paulo.

Foram inúmeros encontros entre estas duas equipes e, para este domingo, escolhemos um que definiu o Campeonato Paulista de 1971, que teve um lance marcante quando o árbitro Armando Marques (1930-2014) anulou um gol legalíssimo do atacante alviverde Leivinha, hoje com 75 anos, residindo na capital paulista.

GOL LEGAL DE LEIVINHA

Em 27 de junho de 1971, o São Paulo liderava o Paulistão com 34 pontos, um a mais que o Palmeiras, e precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão.

Toninho Guerreiro, centroavante tricolor, abriu o placar no primeiro tempo, o que deu mais tranquilidade à equipe do Morumbi, então treinada por Oswaldo Brandão.

Tudo certo, gol normal de Toninho Guerreiro, mas o Palmeiras foi buscar o empate na etapa final e, com o gol, certamente reacenderia as esperanças esmeraldinas para uma virada.

Eurico, lateral-direito do Palmeiras, cruzou a bola e Leivinha escorou de cabeça, da entrada da pequena área, inapelável para Emerson Leão.

Porém, apesar do claro cabeceio do camisa 8 do Palmeiras, Armando Marques alegou que o toque havia sido de mão, anulando o tento da equipe dirigida por Mario Travaglini.

Dulcídio Wanderley Bosquilia (1938-1998), bandeirinha daquela partida, correu para o centro do gramado confirmando o gol, mas Armando Marques foi irredutível, mantendo sua errada decisão.

Dulcídio, após o término da partida, confirmou que o gol foi legal, o que irritou profundamente Armando Marques, que o chamou de desleal.

Um erro que hoje, com o VAR, certamente seria corrigido.

O São Paulo, com a vitória, conquistou o título do Campeonato Paulista de 1971, o primeiro da equipe tricolor no Morumbi.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE LUIZ NORIEGA E ORLANDO DUARTE (TV CULTURA-SP), OS GOLS DE TONINHO GUERREIRO E DE LEIVINHA, ESTE ANULADO POR ARMANDO MARQUES NA FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1971, NO MORUMBI

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA

SÃO PAULO 0 X 1 SÃO PAULO

DATA: 27 DE JUNHO DE 1971 (DOMINGO)

ESTÁDIO CÍCERO POMPEU DE TOLEDO (MORUMBI)

Árbitro: Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques
Renda: Cr$ 913.196,00 (recorde da época)
Público: 103.887 pagantes e 11.548 menores

Gol: Toninho Guerreiro (5 minutos do primeiro tempo)

Expulsões: Fedato e Eurico.

São Paulo: Sérgio Valentim; Pablo Forlán, Jurandir, Arlindo e Gilberto Sorriso; Édson Cegonha e Gérson; Terto, Toninho Guerreiro, Pedro Rocha (Carlos Alberto) e Paraná. Técnico: Oswaldo Brandão.

Palmeiras: Leão; Eurico, Luis Pereira, Minuca e Dé; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, Cesar e Pio (Fedato). Técnico: Mário Travaglini.

Últimas do seu time