Omam-Biyiku marcou para derrotar o time de Maradona no Giuseppe Meazza, em Milão

Omam-Biyiku marcou para derrotar o time de Maradona no Giuseppe Meazza, em Milão

Em 08 de junho de 1990, há exatos 28 anos, Camarões surpreendia a então campeã Argentina no jogo de abertura da Copa da Itália.

Contando com estrelas que se destacaram na Copa de 82, como o atacante Roger Milla e o goleiro Thomas Nkono, Camarões não apenas venceu a Argentina do craque Maradona como também terminou a primeira fase em primeiro lugar no seu grupo. A Argentina, aliás, credenciada pela conquista no Mundial anterior, no México, quase não avança à fase seguinte. Acabou classificada em terceiro lugar em seu grupo.

O GOL DA VITÓRIA, FALHA DE PUMPIDO

O Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, recebeu quase 74 mil espectadores no jogo que abriu a Copa de 1990, que viram  Omam-Biyiik tocar de cabeça, bola fácil, que o goleiro argentino Pumpido tentou segurar e acabou colocando para dentro, aos 22 minutos da etapa final.

Apesar do começo promissor e dominar seu grupo na fase inicial do torneio, Camarões acabou eliminada na fase seguinte, quando a Inglaterra precisou suar muito para vencer por 3 a 2.

A Argentina, por sua vez, recuperou-se bem e foi à final, mas acabou perdendo para a Alemanha por 1 a 0, gol de Brehme (de pênalti).

A Itália, anfitriã, terminou a Copa em terceiro lugar. O time do capitão Franco Baresi e dos atacantes Roberto Baggio e Totó Schillaci caiu para a Argentina na semifinal (nos pênaltis). Depois, venceu a disputa pelo terceiro lugar contra a Inglaterra, por 2 a 1.

A seleção brasileira, comandada por Sebastião Lazaroni, caiu nas oitavas de final, para a Argentina, 1 a 0, gol de Cannigia, após receber passe de Maradona.

VEJA O GOL DE  OMAM-BIYIK NA VITÓRIA DE CAMARÕES SOBRE A ARGENTINA EM 08 DE JUNHO DE 1990, ABERTURA DA COPA DA ITÁLIA

O veterano atacante Roger Milla, então com 38 anos, foi um dos destaques do time camaronês. Foto: Divulgação

 

Milton Neves guiando um Fiat em Roma, no período em que esteve na cobertura da Copa do Mundo da Itália, em 1990, pela Rádio Jovem Pan

Últimas do seu time