Achados & Perdidos: A 'voadora' que custou nove meses de suspensão ao aniversariante Éric Cantona
Achados & Perdidos: A 'voadora' que custou nove meses de suspensão ao aniversariante Éric Cantona
Por Marcos Júnior Micheletti - 24/05/2023 14:00
O atacante francês do Manchester United perdeu a paciência e a razão em 1995. Foto: Divulgação
Jogador de rara habilidade, mas de "pavio curto" no jargão futebolístico, o francês Éric Cantonacompleta 57 anos nesta quarta-feira (24).
E, apesar das belas jogadas que protagonizou, e gols de rara beleza, uma imagem que marcou o então atacante do Manchester United foi quando deu uma "voadora" em um torcedor do Crystal Palace após cometer uma dura falta e ser expulso, em um jogo do Campeonato Inglês de 1995.
Ficou nove meses suspenso e precisou arcar com uma multa de US$ 25 mil.
ARREPENDIMENTO?
Cantona, em uma entrevista que concedeu à BBC, de Londres, não demostrou nenhum arrependimento pelo que fez há 28 anos.
"Acredito que é um sonho para alguns dar um chute neste tipo de gente (hoolingan). Eu já vi muitos jogadores marcando gols e todos eles sabem a sensação. Mas esta, de pular e chutar um hooligan, não é algo que você encontra todos os dias", desdenhou Cantona, que começou sua carreira pelo Auxerre (França) e a encerrou justamente pelo Manchester United, em 1997, dois anos após o polêmico episódio.
ABAIXO, VÍDEO COM O MOMENTO DA EXPULSÃO DE CANTONA E A "VOADORA" QUE ELE DEU EM UM TORCEDOR ADVERSÁRIO, DO CRYSTAL PALACE, PELO CAMPEONATO INGLÊS, QUANDO JOGAVA PELO MANCHESTER UNITED
FAZENDO JUSTIÇA...
Para não ficarmos apenas com a imagem negativa do ex-atacante francês, selecionamos um vídeo com alguns gols que ele marcou pelo Manchester United, que depois que deixou os gramados trabalhou como dirigente esportivo e também fez alguns papéis no cinema como ator.
Confira a matéria da Revista Placar de setembro de 2013, sobre filmes estrangeiros, que têm o futebol como pano de fundo e craques em ação nas telas. Acima, vemos Eric Cantona em "À Procura de Eric". Abaixo e da esquerda para a direita, Vinnie Jones em "Snatch - Porcos e Diamantes" e Pelé em " Fuga para a Vitória". Imagem: Placar
Em 2012, Pelé, Cantona (barba), Baresi (Careca) e Matthaus (baixinho de cabelo preto) foram as atrações da Golden Foot, em Mônaco. Crédito da foto: Golden Foot.
Após ser expulso contra o Cristal Palace, Cantona foi xingado pelo hooligan Matthew Simmons e o agrediu com uma "voadora" e muitos socos. Recebeu uma suspensão de nove meses. Crédito da foto: Divulgação.
Cena maravilhosa do filme "Procurando Eric", do diretor Ken Loach.
Eric Cantona, que interpreta ele mesmo e Eric Bishop, personagem de Steve Evets, em uma cena de "Procurando Eric". Crédito da foto: Divulgação.
- Cantona e Eric Bishop, personagem de Steve Evets, no filme "Procurando Eric". Crédito da foto: Divulgação
No Manchester United virou um "mito". Crédito da foto: My Ear.
No cinema, interpretou vários personagens. Crédito da foto: Divulgação
Em um festival de cinema, Eric Cantona foi fotografado. Crédito da foto: Divulgação.
Sempre apaixonado por cinema, Cantona trabalhou em mais de 11 filmes. Crédito da foto: My Ear.
Cantona sempre trabalhou em muitos filmes. Veja, o craque francês desfilando de catto em uma gravação. Crédito da Foto My Ear.
Decepcionado por não ter sido mais convocado para Seleção Francesa, Cantona resolveu se aposentar com apenas 30 anos. Crédito da foto: My Ear.
Eric Cantona sempre se sentiu honrado em defender a Seleção Francesa. Crédito da foto: My Ear.
Veja Cantona, comemorando uma vitória do Montpellier, ao lado, do capitão do único título da França, em Copas do Mundo, Laurent Blanc, de cabelo comprido e sem camisa. Crédito da foto: My Ear
Cantona, jogou no Montpellier, mas manteve a rebeldia. Crédito da foto: My Ear.
Partida entre Manchester United e Inter de Milão, na imagem, Eric Cantona e Paul Ince. Crédito da foto: My Ear.
Na chegada no Old Trafford, Alex Ferguson ajuda Cantona a escolher o terno em 1993. Crédito das foto: My Ear.
O craque francês nunca fez concessões para mudar a sua personalidade. Sempre quis ser ele mesmo, no Montpellier em 1989, não foi diferente. Crédito da foto: My Ear.
Cantona nasceu em Marselha e sonhava em jogar no Olympique de Marseille em 1988. Crédito da foto My Ear.
Cantona foi muito indisciplinado no Nimes, foi o seu último time na França, em 1991. Crédito da foto My Ear.
O jovem Cantona com a camisa do Auxerre. Foto creditada ao My Ear.
Veja que linha do Manchester United onde os jogadores homenagearam os pioneiros do futebol na Inglaterra em 1993. Da esquerda para a direita: Lee Sharpe, Mark Hughes, o treinador Alex Ferguson, Lee Parker e Cantona. Crédito da foto: My Ear