O Rei chegou a disputar um amistoso pelo Rubro-Negro. Foto: Divulgação

O Rei chegou a disputar um amistoso pelo Rubro-Negro. Foto: Divulgação

Pelé,que nos deixou na última quinta-feira (29) aos 82 anos, após lutar contra um tumor no cólon, poderia ter jogado no Flamengo.

Em 1969, o então presidente do Santos, Athiê Jorge Cury, confirmou em entrevista à TV Tupi de São Paulo, durante o telejornal "Ultra Notícias", que recebeu uma oferta do Rubro-Negro, por telegrama, mas declinou da proposta de 2 bilhões de cruzeiros.

"Enquanto eu for presidente do Santos Futebol Clube, Pelé é inegociável. É patrimônio nacional e não será vendido por preço algum", atestou o então mandatário do clube da Vila Belmiro.

Aliás, falando em recusa, o jornalista Claudio Carsughi se lembra da tentativa de um clube italiano em contratar Pelé.

"A Inter de Milão, pouco antes, pedira ao Santos para fixar um preço do passe de Pelé para poder adquiri-lo, mas o presidente Athiê se recusou até mesmo a discutir o assunto. O presidente do clube milanês chegou a mandar um cheque em branco para que os mandatários santistas preenchessem com o valor que quisessem. O Modesto Roma, então diretor do Santos, me confessou que não poderia perder sua ´galinha dos ovos de ouro´, pois o Santos lucrava muito com as excursões, e sem Pelé isso não seria mais possível", recorda-se Carsughi.

De qualquer forma, ainda que por uma única vez, em um jogo beneficente (em prol de vítimas de uma enchente em Minas Gerais), Pelé, já aposentado, vestiu a camisa do Flamengo ao lado de Zico no amistoso contra o Atlético-MG, disputado em 6 de abril de 1979, no Maracanã, com vitória da equipe carioca por 5 a 1. Pelé atuou no primeiro tempo, fez boas tabelas com o Galinho mas não marcou nenhum dos gols rubro-negros. 

CERIMONIAL FÚNEBRE

O corpo de Pelé será transladado do Hospital Albert Einstein na próxima segunda-feira (2) com destino a Santos, onde será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, até 10h de terça-feira(3). Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde reside sua mãe, dona Celeste, de 100 anos. O sepultamento será na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares. 

ABAIXO, ATHIÊ JORGE CURY, PRESIDENTE DO SANTOS, CONFIRMANDO QUE RECEBEU PROPOSTA DO FLAMENGO POR PELÉ, EM 1969, DURANTE ENTREVISTA PARA O PROGRAMA "ULTRA NOTÍCIAS" DA EXTINTA TV TUPI DE SÃO PAULO.

Últimas do seu time