Quando o assunto é situação territorial, costuma-se dizer que o Sul representa a parte debaixo, o porão, de um país ou do Planeta Terra.
É assim que é visto o Hemisfério Sul pela humanidade e a Região Sul do Brasil pelos brasileiros, notadamente os da Região Sudeste, considerada a cabeça deste país gigante.
Contudo, no mundo do futebol, a história tem demonstrado que o Sul do Brasil não ocupa a parte debaixo, posto que é nele repousa a segunda posição das grandes conquistas, como títulos de campeão da América, do Mundial de Clubes e dos nacionais.
Acontece que essa semi hegemonia do Sul, que se sobrepõe ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiros, está pedindo passagem para se tornar a terceira força do futebol brasileiro como risco iminente de ceder sua posição à Região Nordeste.
Atualmente, a Região Sul está representada na Série A do futebol brasileira, apenas pelo estado do Rio Grande do Sul, cujos clubes ocupam posição desconfortável no principal certame brasileiro.
O Sul do Brasil, na atualidade, perde quantitativa e qualitativamente para o Nordeste brasileio, neste Brasileirão, pois possui três clubes no certame, enquanto cinco agremiações nordestinas figuram na competição, três delas à frente, na tabela, dos gaúchos que representam a Região.
Grêmio e Juventude encontram-se na Zona de Rebaixamento, enquanto o Internacional, há poucos dias atrás considerado pelos menos atentos como candidato ao título brasileiro,
está a apenas 1 ponto de também figurar no Z4.
Como se não bastassem os longos anos de jejum de títulos do campeonato braileiro, dos quais os estados do Sul do Brasil possuem apenas 7, somente dois clubes da Região permanecem na disputa da Copa do Brasil.[
São eles o Internacional e o Criciúma, que disputam os jogos decisivos dessa etapa do torneio, nesta quinta-feira, diante do Maracanã e do Bragantino, respectivamente.
O time gaúcho e o catarinense entram em campo com vantagem, já que venceram os jogos de ida pelo escore mínimo.
Entretanto, não se pode afastar a hipótese de um desses clubes sulinos, ou ambos, vir ou virem a ser eliminado (s) do torneio brasileiro, uma vez que irão disputar seus jogos de volta na condição de viditsntes.
Na Copa Libertadores da América, apenas o Internacional representa a Região Sul, mas terá que segurar o empate com o Bahia, no jogo de volta da fase de grupos, no Beira Rio, tarefa que se não é das mais difíceis também não será das mais fáceis, considerando a boa fase vivida pelo clube baiano na atualidade.
Assim mesmo, caso faça prevalecer o breve favoritismo que possui na decisão contra o Bahia, o Inter não acena com a possibilidade de ir longe nesta disputa do torneio continental, recheado de equipes que vivem melhor momento do que o Colorado dos Pampas.
Fale com nosso comentarista esportivo, colunista, repórter e entrevistador Lino Tavares: jornalino@gmail.com, celular/whatsApp (55)991763232).
Jornalista Lino Tavares, colaborador do Portal Terceiro Tempo, ganha o título de “Pitonisa Verdadeira”
10/04/2018A qualidade Ímpar do sapato que ganhei, por Lino Tavares
03/08/2016Inter bate São José e fica a um passo do "Tri-Hexa" do Gauchão
25/04/2016"Clássico dos Milhões" terá Fla "machucado" e Vasco revitalizado
21/09/2015Morre figura ilustre de Alegrete-RS, terra de João Saldanha. Por Lino Tavares
23/01/2015