Zeca

Ex-lateral do Grêmio e Palmeiras
por Marcelo Rozenberg

José Luiz Ferreira Rodrigues, o grande lateral Zeca, que brilhou no Palmeiras e Grêmio, nasceu em Porto Alegre em 6 de julho de 1946. Aposentado, atualmente reside no bairro Cavalhada, zona sul da capital gaúcha. Viúvo, Zeca é pai de três filhos: Sandro, Ricardo e André.

Aposentou-se depois de retornar do Japão, onde trabalhou por cinco anos como auxiliar técnico. Antes, havia exercido a mesma função durante quase 20 anos no Grêmio, tendo ao lado profissionais como Valdir Espinosa, Felipão e Evaristo de Macedo.

Desde que perdeu a esposa, ajudou a implantar uma cooperativa de ex-jogadores em Porto Alegre cuja função é dar aulas de futebol para crianças carentes em parceria com Tarciso, Escurinho, Tovar, Alcindo e Ancheta.

Abaixo, confira imagens incríveis do Canal 100 de Flamengo 0 x 2 Palmeiras, em 1973, no Maracanã. O jogo, válido pelo Brasileirão daquele ano, teve gols de Fedato e de Leivinha. O Palmeiras entrou em campo com Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, Fedato e Pio (Nei). O técnico era o grande Oswaldo Brandão.

Ouça abaixo a participação de Zeca no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 23 de agosto de 2020: 

 

No dia 23 de maio de 2021, José Luiz Ferreira Rodrigues, o grande lateral Zeca (ex-lateral do Grêmio e Palmeiras), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes: 

ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 389 jogos pelo Verdão com 218 vitórias, 114 empates, 57 derrotas e sete gols marcados. Seu maior momento no clube ocorreu em 1972, quando conquistou os títulos paulista e brasileiro. "Joguei todas as partidas do Brasileirão de 72?, recorda.

No Parque Antártica também foi campeão Brasileiro de 1973, do Robertão de 1969 e do Paulista de 1974.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES