por Tufano Silva
Sergio Daniel Batista, o Sergio Batista, grande volante do futebol argentino com boas passagens por Argentinos Juniors, River Plate, tornou-se treinador e após passagem pela Seleção Argentina, foi contratado pelos chineses do Shanghai Shenhua, em 2012.
Carreira
Nascido em Buenos Aires-ARG em 9 de novembro de 1962, Batista começou no futebol jogando nas categorias de base do Argentinos Juniors. Estreou no profissional no dia 20 de julho de 1981, em partida entre o "Tufão da Boyacá? e o Estudiantes de La Plata, terminada em 0 a 0.
No time do bairro de Villa Mitre, em Buenos Aires, o volante permaneceu por sete temporadas, conquistando por lá uma Copa Libertadores da América, em 1985, uma Copa Interamericana, em 1986, um Campeonato Metropolitano, em 1984, e dois Campeonatos Argentinos, em 1984 e 1985.
Neste período em que ficou no Argentinos Juniors, Sergio Batista foi constantemente convocado para a Seleção Argentina. Era titular absoluto no meio-campo portenho na Copa do Mundo do México, em 1986, quando os "hermanos? conquistaram o segundo Mundial de sua história.
Era também titular da Argentina na partida diante do Brasil, em 1990, válida pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo da Itália. O duelo, marcado pela "água batizada? que Maradona deu para o lateral Branco beber, terminou em 1 a 0 para a equipe alviceleste, que mais tarde perderia a decisão do torneio para a Alemanha.
Batista deixou o Argentinos Juniors para assinar com o River Plate, em 1988. Ficou dois anos por lá, conquistando apenas o Torneio Apertura de 1990, voltando na temporada seguinte para o time que o formou.
No entanto, essa passagem pelo "Tufão da Boyacá? foi mais curta, já que em 1992 acertou sua transferência para o Club Atlético Nueva Chicago-ARG. Batista jogou também por um ano no futebol japonês, pela equipe do Tosu Futures, de 1995 a 1996, voltando para a Argentina em 1997, para encerrar sua carreira atuando pelo All Boys.
Debutou como treinador no Japão, em 1994, no Tosu Futures, conciliando o cargo de técnico com o de jogador. No caminho até chegar ao posto de comandante da Seleção Argentina, Batista esteve à frente também do All Boys-ARG, do Bella Vista-URU, do Argentinos Juniors-ARG, do Talleres-ARG, do Nueva Chicago-ARG e do Godoy Cruz-ARG.
Assumiu o comando técnico da Seleção Argentina em 2 de novembro de 2010, após a AFA (Associação de Futebol Argentino) ter decidido não renovar o contrato de Diego Armando Maradona. Batista não conseguiu sucesso na Copa América de 2011, e tempos depois acabou com o mesmo destino de El Pibe.
Foto: Site Oficial
Saudade Há cinco morria Eli Carlos, ex-meia do Guarani, Coritiba e Cruzeiro, irmão de Silas
Ele também foi dirigente esportivo e comentaristaAchados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos
F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
Achados & Perdidos: Santos goleava o Vasco há 66 anos e conquistava seu primeiro Rio-São Paulo
F1: Piastri comanda 1-2 da McLaren no TL1 em Ímola; Bortoleto é o nono mas bate no final
Saudade: Ídolo do Santos e do Botafogo, Rildo nos deixava há quatro anos
Flertando com o Z-4, São Paulo encara o também ameaçado Grêmio neste sábado; os times
Saudade: Há um ano morria o jornalista Antero Greco