por Marcos Júnior
Ricardo Sanchez, o "Picá", grande discotecário da Rádio Jovem Pan e de diversas outras emissoras paulistanas, morreu no dia 4 de fevereiro de 2025, aos 78 anos, após longa luta contra sérios problemas renais.
Um de seus últimos trabalhos foi na Rádio Trianon de São Paulo, cuidando da seleção musical da emissora.
Apaixonado por música e por futebol, as duas atividades estão intimamente ligadas à atividade profissional de Picá, que nasceu na capital paulista no dia 07 de fevereiro de 1947.
Ele jogava na equipe do Bangu de Santana (futebol de salão) e foi convidado para trabalhar na Rádio Record, em 1964, na função de discotecário, justamente para poder integrar o time de futebol de salão da Record.
De fato ele continuou jogando futebol, mas a atividade como discotecário foi ganhando mais espaço e ele trabalhou na Rádio Record entre 1964 e 1973.
Ele até tentou seguir carreira profissional, chegou a treinar no São Paulo sob o comando do técnico Poy, ao lado de Muricy, mas acabou não seguindo no futebol.
Corintiano fanático, Picá deixou a Record para trabalhar na Jovem Pan, a convite de Tutinha, onde permaneceu entre 1975 e 1989, também como discotecário, dos programas "É Noite Tudo Se Sabe", apresentado por Ana Maria e o "Show da Madrugada", este sem apresentador, onde ele fazia toda a seleção musical.
Também trabalhou por um ano na Philips (gravadora), na divulgação de inúmeros astros da música brasileira, entre eles Elis Regina, Caetano Veloso e Raul Seixas.
Quando saiu da Jovem Pan começou a trabalhar na Rádio USP, ficando na emissora entre 1992 e março de 2015, quando aderiu a um plano de demissão voluntária.
Aposentado, era casado com Claudete di Loreto, com quem teve duas filhas: Patrícia (médica) e Christiane (engenheira). Era avô de dois netos, ambos filhos de Patrícia: Mahteus e Raphael.
Foto: Marcos Júnior/Portal TT
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Achados & Perdidos: Há 48 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977
Parabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 70 anos!
Neste 'Dia das Crianças' veja o 'Antes & Depois' de diversos pilotos
Uma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Saudade: Com passagem marcante pela dupla Fla-Flu, Doval nos deixava há 34 anos
Neste Dia das Crianças veja Milton Neves ainda criança em sua Muzambinho
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
Achados & Perdidos: A única vez em que a Copa São Paulo foi decidida em um Gre-Nal