por Marcos Júnior Micheletti
Pedro Vicente Fonseca, o Pecente, apelido formado pela aglutinação de sílabas de seus dois primeiros nomes, um dos grandes nomes do basquete brasileiro, com marcante passagem pelo XV de Piracicaba e Seleção Brasileira, reside em Piracicaba, interior de São Paulo.
Natural de São Vicente (SP), onde nasceu em 21 de janeiro de 1935, Pecente conquistou o Mundial de Basquete de 1959 no Chile, no time que contava com Wlamir Marques, Rosa Branca e Amaury Passos, entre outros, além dos campeonatos paulistas de 1955, 1956 e 1957.
E, curiosamente, o começo de carreira de Pecente foi dividido entre o basquete e o futebol. Ele foi um grande goleador nas categorias de base do Comercial de São Vicente. onde atuou ao lado de Pepe, o que lhe credenciou a atuar pelo Santos Futebol Clube, a convite do treinador Lula.
Porém, após disputar um torneio de basquete na Argentina, Pecente decidiu fazer sua carreira esportiva com as mãos, e não com os pés.
Sua história ganhou uma belíssima narrativa feita por uma de suas filhas, a agrônoma Sonia Barreto, que lançou em 09 de junho de 2018 o livro "Nosso Pecente - A Vida de um Grande Campeão", com prefácio de Wlamir Marques, em evento que aconteceu no Sesc de Piracicaba.
Abaixo, confira a entrevista que Pecente concedeu ao jornalista Edvaldo Tietz no dia 27 de novembro de 2018:
Parabéns! Um dos grandes laterais da história do Inter, Cláudio Duarte completa 74 anos
Ele também foi treinador do Colorado. Foto: ReproduçãoLíbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiFausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami